Voltar

Educação

Professores em luta ao longo da semana

Educação

Professores em luta ao longo da semana


Os professores e educadores estão de regresso à greve, a partir de hoje e até 5ªfeira, o protesto culmina na 6ª feira, 5 de Outubro, Dia Mundial do Professor, com a realização de uma manifestação nacional em Lisboa.

A greve, decretada, por dez estruturas sindicais, vai decorrer por zonas do país, aos distritos de Beja, Évora, Portalegre e Faro vai chegar amanhã, 3ªfeira.

Os professores e educadores exigem que o governo “honre o compromisso que assumiu, cumpra a lei e respeite a Assembleia da República, ou seja, negoceie o prazo e o modo de recuperar todo o tempo de serviço que cumpriram porque até agora, de forma intransigente, tem recusado contabilizar os 9 anos, 4 meses e 2 dias de atividade desenvolvida pelos docentes nos períodos de congelamento das carreiras”.

Quanto aos horários de trabalho e à aposentação, as estruturas sindicais afirmam que “o governo continua sem apresentar qualquer proposta, recusando a negociação”, relativamente ao reposicionamento na carreira, garantem que “continua sem se saber quando será concretizado” e quanto à redução dos níveis de precariedade que afectam os docentes consideram que “as medidas que têm sido tomadas pelo Ministério da Educação ficam muito aquém das necessidades das escolas e do direito dos docentes à estabilidade no seu exercício profissional”.

Manuel Nobre, presidente do SPZS, estrutura afecta à FENPROF, afirma que o ano lectivo é novo mas os problemas são velhos e alguns até se agravaram, por isso, o protesto.

Ainda segundo, Manuel Nobre esta é a oportunidade para os professores dizerem ao governo que cumpra aquilo com que se comprometeu para 2018 e assuma o que tem pensado para 2019.





PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.