PROJECTO HABITUS BEJA

Os mentores deste projecto são Carlos Carvalho, com formação em Arte Multimédia, e Manuela Rodrigues, socióloga e têm ambos, a particularidade de serem formadores. O Habitus tem como principal objectivo conduzir à criação do mapeamento de elementos da identidade local, das dinâmicas culturais, sociais, políticas, da paisagem urbana e natural, de personalidades, assim como da cartografia emocional da região.Trata-se de um projecto em rede, com recurso a parceiros institucionais e personalidades da região, em que os participantes financiam parcialmente os custos e destina-se a jovens a partir dos 18 anos e a adultos fotógrafos, artistas amadores ou profissionais, naturais, residentes ou visitantes da região.

A apresentação do Habitus foi feita à Voz da Planície por um dos mentores do projecto e Manuela Rodrigues explicou a ideia, onde a mesma já está a ser implementada e quem tem a responsabilidade em Beja, identificando o fotógrafo da cidade Júlio Roriz, de o desenvolver.

Manuela Rodrigues identificou ainda, os outros objectivos subjacentes ao projecto Habitus, realçando o facto, de com o mesmo se pretender, igualmente, incrementar as sinergias do relacionamento entre diferentes gerações.

O Habitus Beja concretiza-se na produção final de uma exposição, de um livro-objecto, em fascículos e de um DVD. A exposição decorrerá num ou em vários espaços, consoante a dimensão, a diversidade e a ligação ao lugar dos trabalhos produzidos, segundo Manuela Rodrigues.


Comente esta notícia