Feira do Queijo - Serpa

Esta edição foi um sucesso em termos de lotação, com mais de cem expositores, metade dos quais dedicados ao queijo de Serpa, Azeitão, Nisa, Évora, Beira Baixa, (Amarelo, Picante), Terrincho, Serra da Estrela e Espanha (queijo artesanal de cabra) e também de vendas, refere a Câmara de Serpa, responsável pela organização, em nota de imprensa.

Com o objetivo de promover e divulgar os melhores queijos representados na Feira do Queijo, a autarquia promoveu, em parceria com a Escola Superior Agrária de Beja, o concurso "Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo 2015". O concurso foi aberto a todos os produtores de queijos presentes e concorreram 39 queijos, de 21 produtores diferentes, nas categorias Queijo Serpa DOP, Queijo de ovelha cura prolongada, Queijo de ovelha cura normal, Queijo cabra fresco e Queijo cabra curado.

Realizou-se pela primeira vez o Campeonato Nacional de Pastoreio e o 1º Concurso Regional do Cão Serra de Aires, organizado pela Associação do Cão da Serra de Aires (ACSA).

Nos produtos locais destacaram-se os vinhos, os azeites, os enchidos, o mel, o artesanato, a doçaria, as queijadas de Serpa, a cestaria e o barro alentejano, a par de algumas das melhores produções nacionais artesanais, como o medronho, a Ginginha de Óbidos, licores variados, frutos secos, doçaria de Viseu, do Alentejo e do Algarve, chocalhos, cutelaria, brinquedos em madeira, jóias em filigrama, trabalhos em cortiça, peles e também equipamento para a produção de queijo.

Os desfiles diários dos corais alentejanos foram momentos altos do certame. O Cante Alentejano - Património da Humanidade - foi interpretado por dezasseis grupos do concelho, que desfilaram pelo recinto da feira, e atuaram de seguida no palco das tasquinhas.


Comente esta notícia