Voltar

Agricultura

Regantes defendem eficiência do uso da água como prioridade da PAC

Agricultura

Regantes defendem eficiência do uso da água como prioridade da PAC


A FENAREG defende que as futuras políticas europeias de apoio ao investimento em regadio devem incentivar os agricultores a atingir metas ainda mais ambiciosas de eficiência do uso da água e não centrar os esforços no “corte cego” do uso da água em agricultura.

Numa altura “em que se discute o futuro da Política Agrícola Comum (PAC) e se aproximam as eleições para o Parlamento Europeu, os países do Sul da Europa devem concertar posições para defender o futuro da agricultura de regadio na União Europeia” revela o comunicado da FENAREG.

De acordo com o documento, esta concertação de posições é “essencial à produção de alimentos a preços competitivos, à fixação das populações no território e à proteção do Ambiente”.

A FENAREG recorda que “em Portugal, a produtividade da água na agricultura aumentou 70% nas últimas décadas, graças à utilização de novas tecnologias de rega e à modernização das infraestruturas de regadio, sendo crucial que a PAC continue a apoiar a agricultura de regadio rumo à eficiência do uso da água e da energia”.

Desta forma, a FENAREG defende que a PAC para o período 2021-2027 deve “apoiar investimentos com base no aumento da produtividade económica da água (ou seja produzir mais kg de determinada cultura agrícola com o mesmo volume de água); apoiar investimentos que garantam o aumento dos níveis de eficiência do uso da água e não uma redução nos volumes de água utilizados e considerar a eficiência do binómio água-energia, uma vez que, os sistemas de rega de precisão são mais eficientes no consumo de água, mas requerem maior consumo de energia”.

Estas medidas estão contempladas num estudo abrangente que a FENAREG encomendou, visando dar o seu contributo para a definição de uma Estratégia Nacional para o Regadio em Portugal. O documento vai ser apresentado em breve aos candidatos portugueses ao Parlamento Europeu, estimando que serão necessários 1 milhão e 700 mil euros de investimento no setor do regadio em Portugal até 2027.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Ornatos Violeta celebram 25 anos de “O monstro precisa de amigos”

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.