encontro rede de museus

A ligação entre os Museus, o Património e o Turismo vai ser alvo de várias intervenções na parte da manhã, enquanto que a tarde é reservada para uma sessão dedicada às relações entre os Museus e as comunidades locais.

O formato deste encontro inclui uma conferência inaugural intitulada “Sistema turístico e Projectos Culturais Territoriais-para uma sustentabilidade criativa”, a cargo de Pedro Prista, docente no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

Seguem-se duas sessões com intervenções de oradores convidados para cada uma das temáticas a discutir, com José Gameiro, do Museu de Portimão com o tema “Ente o Turismo, o Património e a Comunidade onde fica o Museu?” e Armanda Salgado, investigadora do CIDEHUS/Universidade de Évora, com a conferência “Alembraduras: proposta de mapeamento do património cultural imaterial no Baixo Alentejo” na parte da tarde.

Depois das intervenções iniciais realizam-se várias comunicações centradas nas experiências de alguns parceiros da Rede, com exemplos de Serpa, Aljustrel, Mértola e de outros projectos museológicos existentes no território de actuação, como a Quinta do Quetzal, no concelho de Vidigueira ou o Museu da Luz, no concelho de Mourão.

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Serpa, em parceria com a Rede de Museus do Baixo Alentejo.



Comente esta notícia