Radiografias Serpa

O auditório do Musibéria foi o cenário escolhido para receber nesta quinta-feira, 03 de Abril, aquela realização, sobre o tema: "Desenvolvimento Sustentável Factores Distintivos na Economia Local", das 14.30 horas às 18.00 horas.

O programa da conferência organiza-se em cinco momentos.

No primeiro, ou seja na abertura, participam os presidentes da Câmara, Tomé Pires, e da Rota do Guadiana, David Machado.

No segundo é feita a apresentação dos resultados do diagnóstico Radiografias, sobre o concelho de Serpa, pela técnica da Rota do Guadiana Filomena Machado.

O terceiro momento consiste na realização de um painel dedicado à temática: "A Realidade Produtiva Local", com Tomé Pires, presidente da Câmara de Serpa, João Filipe Jesus, director Regional de Economia do Alentejo, Filipe Pombeiro, presidente do NERBE/AEBAL, e José Guilherme, produtor de queijo.

Segue-se o 2º painel, que compõe o quarto momento da conferência, onde vai ser discutido o "Turismo, Cultura e Património como Factores de Desenvolvimento". Este painel é constituído por Ceia da Silva, presidente da Turismo do Alentejo, ERT, Maria Manuel Oliveira, do Gabinete de Património e Turismo da Câmara de Serpa, e Paulo Lima, da Casa do Cante.

David Machado, presidente da Rota do Guadiana, avançou que se espera que através desta conferência se consiga fazer um debate com os participantes, alargando o mesmo às forças vivas da região, presentes no público, com o objectivo de se consensualizarem estratégias, que perspectivem caminhos de futuro mais participados.

Recorde-se que o projecto "Radiografias" tem como objectivo dar a conhecer as potencialidades da região, para melhor identificar as bases do crescimento sustentável, envolvendo os actores locais e regionais e convidando a participar especialistas nacionais, assim como internacionais, com provas dadas nas matérias a abordar. Tem ainda, como finalidade estimular o conceito de cidadania activa, participativa. 


Comente esta notícia