2015 Silarca
O 1º Colóquio Ibérico sobre Recursos Endógenos foi organizado pela turma de Mestrado em desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Beja e a Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, entidade responsável pela organização do Silarca decidiu integrar a realização deste evento na programação do Festival.

O colóquio contou com as participações de Ricardo Carneiro, representante dos alunos do mestrado, de Álvaro Nobre, presidente da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, de Jorge Revez, presidente da Direção da ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola, entidade parceira na organização do Silarca e de José Carlos Albino, consultor em desenvolvimento local. O encerramento da iniciativa ficou a cargo de Miguel Quaresma, em representação da Câmara de Beja, e Sandra Saúde, coordenadora executiva e pró-presidente do IPBeja.

Ricardo Carneiro, da organização, apresentou os principais objectivos desta iniciativa, referindo que a mesma deu espaço à participação de qualquer pessoa que se interesse pelo tema e por questões relacionadas com o desenvolvimento do território.Álvaro Nobre frisou a importância que assumem colaborações desta natureza e afirmou que os recursos endógenos potenciam o desenvolvimento de territórios de baixa densidade, aliados a outras medidas que garantam a sustentabilidade das economias locais. Neste contexto relevou o facto, de Cabeça Gorda possuir um Parque Biológico que dispõe das condições naturais e climáticas essenciais para o crescimento e proliferação do cogumelo deste território, a silarca.

Jorge Revez afirmou que os recursos endógenos são fundamentais para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade por serem um exemplo daquilo que os diferencia e chamou a atenção para as condições excelentes que o Parque Biológico de Cabeça Gorda tem para o aproveitamento deste recurso. Acrescentou que este espaço, com as características que tem pode ser um exemplo de sucesso, a curto prazo.

Quanto ao programa cultural para este primeiro dia de Silarca, destacamos às 22.00 horas, a actuação de Paulo Colaço, segue-se, às 23.00, o grupo "Lado Lunar& Convidados-Tributo a Rui Veloso" e pela noite dentro Dj Bada.

Comente esta notícia