Voltar

Saúde

SIM diz que “centros de saúde não estão fechados” mas sim “a rebentar pelas costuras”

Saúde

SIM diz que “centros de saúde não estão fechados” mas sim “a rebentar pelas costuras”


O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denuncia, em comunicado, a “brutal sobrecarga” dos médicos de família, que diz que têm pacientes “acima da sua capacidade de agenda”. Neste contexto, o SIM recorda o “desinvestimento do Ministério no SNS, que resulta nesta situação”, frisando que os “centros de saúde não estão fechados” mas sim “a rebentar pelas costuras”.

Segundo o SIM, “esta sobrecarga nos médicos de família resulta do facto, de terem de assegurar as consultas aos seus utentes ao mesmo tempo que têm de fazer as atrasadas, devido ao período de confinamento, assegurando, também, as consultas de outros médicos de família deslocados para as áreas dedicadas à Covid-19. Isto representa fazer consultas a mais de 1 milhão de doentes sem médico de família, assim como seguirem doentes com suspeitas e com Covid-19, dando a resposta a contactos telefónicos e emails de pacientes”, alerta, ainda, o SIM.

O Sindicato considera que a tutela “não assume as suas responsabilidades” nesta matéria, mostrando a “incompetência e incapacidade para resolver os problemas que estão na origem das dificuldades de acesso dos doentes à consulta.”

O Sindicato pede que seja “reduzido o número de tarefas atribuídas aos médicos de família, no sentido de os deixar com mais tempo para as consultas presenciais”, que “os contactos telefónicos sejam asseguradas por equipas de profissionais de saúde contratados para o efeito” e que “nas áreas Covid-19 exista um quadro de médicos próprio.”


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.