Voltar

Simpósio Internacional sobre azeite com 280 inscrições

Simpósio Internacional sobre azeite com 280 inscrições


O auditório do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) recebe hoje, com casa cheia, o Simpósio Internacional Azeites do Sul| Beja 2016. O evento conta com 280 inscrições de investigadores, empresários e técnicos do setor, do distrito de Beja, de outros pontos do país e da vizinha Espanha.

Esta é uma realização que acontece no âmbito do 6º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra - Prémio CA Ovibeja, organizado pela ACOS - Agricultores do Sul e no epicentro da cultura do olival, ou seja o Alentejo, território onde já existe um importante trabalho realizado em torno da fileira do azeite.

Este Simpósio, com organização conjunta de ACOS, IPBeja e CEBAL, conta com a presença de um vasto painel de especialistas, de países como Portugal, Espanha, França, Alemanha e Argentina, entre moderadores e oradores das várias sessões temáticas que integram o programa e Manuel Castro e Brito, da organização, tem as melhores expetativas para o mesmo.

Os trabalhos do Simpósio Internacional Azeites do Sul| Beja 2016 têm início marcado para as 09.15 horas, altura em que é feita a nota de abertura do pro-presidente para as Relações Internacionais do IPBeja, Nuno Loureiro, segue-se às 09.30 horas, o primeiro painel sobre "Contexto nacional e internacional do azeite - Uma abordagem macroeconómica", que conta com a presença de Mariana Matos, da Casa do Azeite, Heiko Shmidt, do World Best Olive Oils, da Alemanha e de Mary Sol Molina, da Argentina, assim como com a moderação de José Gouveia, do Instituto Superior de Agronomia.

O segundo painel, também no período da manhã, às 10.45 horas, dedica atenções à produção e nele participam: António Cordeiro, do INIAV, Isabel Patanita, do IPBeja e Marino Uceda, de Espanha. A moderação é feita por um representante da Olivum.

Antes do almoço, às 12.00 horas é efetuada uma prova comentada de azeites pelo júri do VI Concurso de Azeites Virgem Extra CA/Ovibeja e inaugurada a mostra fotográfica "As Corews do Azeite", de Isabel Baer.

Às 14.30 horas, o Simpósio dedica atenções ao tema "Transferência de Tecnologia no Setor do Azeite", através das intervenções de Jacinto Sanchéz e Sebastián Sanchéz, de Espanha, de Maria João Cabrita, da Universidade de Évora e de Carlos Martins, da UCASUL. A moderação é de Marino Uceda, da Consejeria de Agricultura da Junta de Andaluzia.

O simpósio termina com o painel: "Inovar com Azeite: Novos usos e aplicações", com Alfredo Cunhal Sendim, da Herdade do Freixo do Meio, Raquel Guiné, do Instituto Politécnico de Viseu, de Isabel Baer, do IPBeja, de Mari Paz Aguilera, do CITOLIVA e de José Juan Gafori, da Universidade de Jaén, de Espanha. A moderação é de Agnes Soulard, diretora da ACTO.



PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.