SUMMERCEmp

O Primeiro Vice-presidente da Comissão Europeia Frans Timmermans, o Comissário europeu Carlos Moedas, os ministros Tiago Brandão Rodrigues e Luís Capoulas Santos, os Secretários de Estado João Paulo Rebelo, Ana Paula Zacarias e Graça Fonseca, os eurodeputados Marisa Matias e João Ferreira, Luís Amado, António Leitão Amaro, Miguel Poiares Maduro, Pedro Mota Soares, Adolfo Mesquita Nunes e Vítor Caldeira estão entre os oradores. São 50 protagonistas da sociedade portuguesa com 50 jovens universitários para discutir o futuro da Europa.

Os jovens têm, entre os 18 e os 30 anos, são de vários os pontos do País, a maioria tem formação na área das relações internacionais, ciência política, comunicação e jornalismo, mas há vários participantes com formação em economia, engenharias e medicina. É um grupo heterogéneo mas em comum têm uma grande motivação para discutir a Europa, muitos têm uma participação activa nas suas comunidades, quer por via partidária ou de associativismo. A participação dos jovens é gratuita e a selecção foi feita por concurso, com base no seu perfil e motivação.

O Summer CEmp é um seminário intensivo e interactivo com formatos práticos de aprendizagem como debates, exercícios prácticos e conversas para entender melhor o projecto Europeu. Nasce da necessidade de envolver os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia, os possíveis cenários de futuro após os 60 anos da sua fundação e o papel da Comissão Europeia.

É uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal e organizado com o apoio da Câmara Municipal de Marvão e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.





Comente esta notícia