ultimo dia Outeiro

As escavações no povoado da Idade do Bronze Final do Outeiro do Circo decorreram durante o mês de Agosto e incidiram no alargamento de uma área intervencionada em 2016 e 2017, na qual se detectou uma possível estrutura de cariz habitacional. 

De modo a confirmar o potencial científico desta estrutura programou-se o alargamento da área de escavação, incluindo o seu prolongamento em direcção à muralha, num total de 100 m2. Os trabalhos de 2019 implicaram a remoção das camadas arqueológicas de formação mais recente.

Miguel Serra, arqueólogo responsável pelas escavações, começa por recordar que esta campanha de 2019 faz parte de um projecto de três anos que termina em 2021.

Ainda segundo Miguel Serra durante os trabalhos realizados há a registar o aparecimento de uma vasta quantidade de materiais arqueológicos, maioritariamente cerâmicos e enquadráveis na Idade do Bronze, mas também a presença regular de alguns materiais da Idade do Ferro. 

No próximo ano a campanha de trabalhos vai incidir na definição da possível estrutura habitacional que de momento revela a presença de algumas pedras de grande dimensão, travadas por outras menores a servirem de cunha, assentes numa camada de barro cozido que serviria como ligante.



Comente esta notícia