andar de bicicleta cidade
Este projecto que envolve o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, a Câmara Municipal de Beja e o Instituto Politécnico de Beja vai disponibilizar 200 bicicletas, 80 eléctricas e 120 convencionais, a toda a comunidade académica, para promover a a mobilidade sustentável.

Alterar os comportamentos relativos à forma de deslocação urbana, promovendo hábitos regulares de mobilidade mais sustentável é o principal objectivo desta iniciativa, procura-se, desta forma aumentar o uso da bicicleta no seio da comunidade académica do IPB esperando que este tenha um efeito catalisador junto das comunidades locais na mudança de hábitos a médio/longo prazo.

Luís Murta, coordenador do curso desporto do IPB, afirma que se trata de um projecto nacional que se dirige às comunidades académicas e conta com apoio comunitário.

Luís Murta acredita que este projecto pode servir de mote para no futuro estender a comunidade em geral o conceito de utilização de bicicleta.

A equipa de trabalho do IPB responsável pelo projecto, para avaliar o interesse do mesmo, realizou um questionário junto da comunidade académica, para perceber a receptividade que esta iniciativa poderia ter. Por um lado identificou uma baixa utilização do modo ciclável nas suas deslocações, por outro, um interesse significativo na adesão ao projecto.


Comente esta notícia