Hospital de Beja
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo está identificada no despacho nas especialidades médicas de cardiologia, cirurgia geral, medicina interna, ortopedia e psiquiatria.

Pedro Vasconcelos, presidente do Conselho Distrital de Beja da Ordem dos Médicos, estranha que a especialidade de medicina geral e familiar não conste na carência de especialidades da ULSBA. Questionado sobre se estas medidas são suficientes para atrair os profissionais, Pedro Vasconcelos, coloca algumas dúvidas.

Segundo o despacho, assinado pela ministra das Finanças e pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, os incentivos aplicam-se aos médicos com contrato de trabalho por tempo indeterminado, ou a contratar, mediante vínculo de emprego público ou privado, com serviço ou estabelecimento integrado no SNS-Serviço Nacional de Saúde situado em zona geográfica qualificada como carenciada.

No despacho pode ler-se que, efectuada a análise dos dados actuais, verifica -se que o SNS apresenta ainda carências graves de pessoal médico em várias especialidades, carências estas que, todavia, são determinadas por factores de diferente natureza, importando, por isso, encontrar soluções que melhor se ajustem não só às necessidades concretas de cada região mas também à própria tipologia dessas carências.

Os incentivos incluiem a compensação das despesas de deslocação e transporte, um incentivo para colocação em zona carenciada e a garantia de transferência escolar dos filhos.


Comente esta notícia