Vinho e vinha

Integrada no Encontro Europeu ITER VITIS - que se realiza na Vidigueira neste sábado, dia 13, a Câmara Municipal local promove, durante o dia de hoje, a apresentação pública do Itinerário Cultural da Vinha de S. Cucufate.

O programa, que começa às 10h00 e se prolonga até ao final da tarde, compreende uma série de iniciativas com apelo aos cinco sentidos. Momentos antes da despedida é tempo de "conversas ao sabor do vinho", com degustação de produtos locais.

O Itinerário Cultural com a designação de "Os Caminhos da Vinha na Europa" é sustentado pela Associação Internacional ITER VITIS e tem como principal objectivo a promoção, protecção e valorização da paisagem vitícola, associando-a à herança patrimonial e histórica de territórios e de gentes cuja identidade assenta num passado cultural ligado à vinha e à produção de vinho.

No caso da Vidigueira, o ponto de partida é a vinha de S. Cucufate, que tem como base a villa romana de S. Cucufate, que terá sido uma importante casa agrícola onde algumas salas abobadadas terão servido para armazenar talhas de vinho e de azeite.  O percurso compreende a participação em vindimas, passeios pedestres entre as vinhas, oficinas de iniciação à prova de vinhos, a visita a uma adega, provas de produtos locais, entre outras propostas ajustadas aos interesses dos visitantes.

Divulgar e promover os vinhos da Vidigueira e o património a eles associado é um dos objectivos do município de Vidigueira, conforme nos explica o vereador Luís Pestana, atendendo à importâncias destes eventos para atrair mais visitantes ao concelho.

O programa à volta da vinha e do vinho prolonga-se por sábado e domingo com uma série de iniciativas dirigidas a todos os públicos. O Encontro Europeu ITER VITIS compreende no sábado, a partir das 10h00, um colóquio sobre "Vinho, Paisagem e Desenvolvimento Turístico".

Recorda-se que Vidigueira é "Cidade do Vinho 2013".


Comente esta notícia