S.Cucufate

Trata-se de uma associação que tem como objectivo agregar todos os municípios portugueses com património romano de referência cultural e científica, com vista à criação de um espaço comum de partilha de saberes, inovação criativa e desenvolvimento de novos desafios.

O interesse do Município de Vidigueira em participar nesta associação advém de o seu território ser possuidor de património romano relevante, como a Vila Romana de S. Cucufate, localizada na freguesia de Vila de Frades, e as ruínas romanas do Monte da Cegonha, localizadas na freguesia de Selmes.

A Associação de Municípios do Portugal Romano tem em vista a promoção de uma acção cultural e social constante, tendo em conta a existência de parcelas de uma herança romana com valor identitário, a qual pode contribuir, para além da sua função específica, para um crescimento significativo do sentimento de pertença e auto-estima das comunidades, bem como para o aumento dos fluxos turísticos de índole cultural e social. Pretende também dinamizar o conhecimento do seu valor patrimonial, fomentar o seu estudo, estimular a permuta de conhecimentos entre os associados, trocar informações, reunir e publicar trabalhos que permitam colocar os respectivos valores patrimoniais ao serviço das comunidades dos territórios onde se encontram inseridos.



Comente esta notícia