Voltar

Sociedade

Vidigueira: reunião sobre problemáticas associadas à comunidade imigrante

Sociedade

Vidigueira: reunião sobre problemáticas associadas à comunidade imigrante


A Câmara Municipal de Vidigueira realizou uma reunião com diversas entidades para abordagem das problemáticas associadas à comunidade imigrante no concelho.

Este encontro contou com representantes da Autoridade para as Condições de Trabalho, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Autoridade Tributária e Guarda Nacional Republicana.

Segundo o município é necessário olhar para os trabalhadores sazonais que estão no concelho, em diferentes trabalhos agrícolas, valorizando, por um lado, o contributo inestimável que os mesmos estão a dar para o desenvolvimento da região e, por outro, os aspectos relacionados com as condições de trabalho e de alojamento a que os mesmos são sujeitos, condições muitas vezes degradantes, inaceitáveis do ponto de vista do respeito pelos direitos dos trabalhadores e das condições de vida elementares para qualquer ser humano.

Na reunião, foi consensual a consideração que os problemas criados junto das comunidades locais, resultam sobretudo do alarme social resultante das diferenças culturais e da necessidade de sensibilizar tanto a população local para a compreensão dos fenómenos que estão na base de episódios esporádicos, que não trazem em regra consequências de maior, como, na medida do possível, as comunidades imigrantes para uma adequada integração na realidade em que estão, ainda que temporariamente, inseridas.

As entidades reunidas tiveram também oportunidade de abordar ideias sobre o desenvolvimento de estratégias que permitam ultrapassar os problemas resultantes de uma realidade que tende a crescer, com o aumento expectável de projectos agrícolas na região, procurando entre todos colaborar na detecção de situações que possam prevenir problemas e que salvaguardem os direitos e interesses de todos.

O presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, Rui Raposo, diz que foram reunidas entidades com as mesmas preocupações, no sentido de encontrar respostas para os problemas que se estão a enfrentar, valorizando o contributo dos imigrantes no território.

Foi agendada para o mês de Janeiro de 2019 uma nova reunião para aprofundamento da análise das questões abordadas, com o objectivo de que eventuais medidas possam vir a ter resultados práticos mais evidentes em trabalhos sazonais do próximo ano.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.