revista ovibeja 2015

O tema escolhido para esta publicação, que é distribuída gratuitamente, ao longo dos cinco dias de feira, surgiu neste ano de celebração do cante alentejano como património da humanidade e em que a Rádio Voz da Planície assinala três décadas de emissões a contar o Alentejo.

Ao longo de 36 páginas, totalmente a cores e inteiramente dedicadas à expressão cultural mais emblemática do Alentejo, e do Mundo, encontra histórias de cantadores, de pessoas ligadas ao cante e do "embaixador" do cante António Zambujo.

Nesta publicação pode encontrar ainda, o contributo do Padre António Cartageno sobre algumas notas características do cante, o programa de homenagem agendado para a Ovibeja 2015, assim como depoimentos da Diretora regional de Cultura do Alentejo e dos presidentes da Entidade Regional de turismo do Alentejo/Ribatejo e da Câmara Municipal de Beja sobre a salvaguarda, preservação e promoção do cante.

No CD, que acompanha a publicação deste ano, pode ouvir o Grupo Coral do Sindicato dos Mineiros de Aljustrel a interpretar o Hino dos Mineiros, o Grupo Coral Vozes de Almodôvar a cantar Almodôvar é nossa terra e o Grupo Coral de Alvito, "Os Papa Borregos", a entoar Dá-me um beijo morena.

"Os Arraianos de Barrancos" apresentam a moda Ondinhas vêm, o Grupo Coral de Baleizão, o Castelo de Beja, o Grupo Coral "Os Ganhões", de Castro Verde, Estava dormindo acordei, Os Ceifeiros de Cuba, A vida de um almocreve, o Grupo Coral "As Margaridas de Peroguarda", Canudos de cana, o Grupo Coral Feminino "Brisas do Guadiana", Moura linda, o Grupo Coral da Casa do Povo de S. Luís, Odemira, É tão grande o Alentejo, o Grupo Coral de Ourique, Linda rosa tu não vais, o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, Alentejo, Alentejo e o Grupo Coral "Os Vindimadores de Vidigueira", Ó meu Baixo Alentejo. Catorze grupos corais, catorze modas representativas de todos os concelhos do distrito.

A Rádio Voz da Planície tem, igualmente, um estúdio, na entrada principal da feira, este ano com imagem renovada, para fazer a cobertura de tudo o que se passa no certame e para celebrar com os visitantes da Ovibeja, o seu 30º aniversário. Este é também o local onde pode levantar o seu exemplar da revista e do CD que a Rádio Voz da Planície oferece este ano.

REVISTA ONLINE 


Comente esta notícia