Voltar

3 milhões de euros para produtores pecuários afetados pela seca

3 milhões de euros para produtores pecuários afetados pela seca


O Governo já anunciou que vai apoiar os produtores pecuários afetados pela seca no Baixo Alentejo. São três milhões de euros destinados ao financiamento de novos furos para a captação de água, equipamentos de bombagem e de transporte de água.

Esta foi uma das reivindicações que a Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) levou em setembro a Capoulas Santos e que o Governo cumpre agora, indo ao encontro do proposto pelos agricultores. As declarações são do presidente da FAABA, Rui Garrido, que deixou ainda, a indicação de que se está a aguardar, igualmente, a resolução do PDR 2020.

O Ministério da Agricultura decidiu assim adotar, com caráter de urgência, um conjunto de medidas para apoiar os produtores pecuários das zonas mais afetadas, nomeadamente nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura e Serpa.

Até ao dia 10 de novembro, os produtores pecuários devem apresentar as declarações de prejuízo e submeter os pedidos de apoio, através de formulário, até ao dia 21. Cada beneficiário pode receber até ao montante máximo de 10 mil euros e o apoio é concedido sob a forma de subvenção não reembolsável, até ao limite de 80% .

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo tem um prazo, até 15 de dezembro, para fazer a verificação dos prejuízos declarados e o investimento terá de ser concretizado até 31 de dezembro de 2016.

O presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, escreveu, entretanto, ao ministro da Agricultura, a defender a inclusão de Ourique nos territórios contemplados com apoios à reposição do potencial produtivo das explorações pecuárias sujeitas ao fenómeno de seca severa, recordando a "excelência e caminhos percorridos e dos resultados alcançados, para a afirmação do setor e da produção nacional", frisando que "o montado é um pressuposto para a qualidade dos produtos gerados neste território".

Marcelo Guerreiro expressou ao Governo, a sua "estranheza e incompreensão pelo facto do Município de Ourique não constar do elenco de territórios contemplados com apoios à reposição do potencial produtivo das explorações pecuárias sujeitas ao fenómeno de seca severa. A ausência do Município de Ourique no Despacho nº12618-B/2016 é injusta", conclui a carta defendendo que se encontre "uma solução que reponha sentido e justiça à exclusão" deste território.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.