Voltar

Atualidade

3.º Congresso AMAlentejo vai debater desafios e oportunidades do território

Atualidade

3.º Congresso AMAlentejo vai debater desafios e oportunidades do território

Nos dias 18 e 19 de novembro, em Estremoz, realiza-se a 3.ª edição do evento, este ano dedicado ao tema “Semeando Novos Rumos - Desenvolvimento e Governação Territorial: Desafios e Oportunidades”.

Jerónimo Loios, membro da comissão dinamizadora da AMAlentejo - Comunidade Regional do Alentejo, sublinha que o evento estava inicialmente marcado para abril de 2020 e que devido à pandemia só foi possível realizá-lo este ano.

A sessão de abertura irá contar com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. No primeiro dia do congresso, à responsabilidade da Comissão de Cultura e Desenvolvimento Regional do Alentejo, realiza-se uma conferência sobre “Cultura e Identidade do Alentejo”.

No dia 19, o responsável avança que serão promovidos dois painéis sobre “Promoção do Desenvolvimento” e “Ambiente e Sustentabilidade”. Estão previstas intervenções que discutem as políticas europeias para o desenvolvimento regional, bem como a importância do turismo para a região, o impacto das alterações climáticas e a pecuária extensiva no Alentejo.

Jerónimo Loios destaca ainda que o congresso termina com uma mesa redonda sobre governação territorial, onde serão abordadas matérias relacionadas com a regionalização, descentralização e ordenamento do território.

Para o membro da comissão dinamizadora esta é “uma oportunidade dada aos alentejanos para debater a situação atual e perspetivas de futuro para o desenvolvimento do Alentejo”.

O congresso incide igualmente sobre o novo período de fundos comunitários para a estratégia regional (2030). Investimentos e infraestruturas em atraso, como é o caso da eletrificação da ferrovia e dinamização do aeroporto de Beja, são outros temas que vão estar em destaque.

As pessoas interessadas em participar podem fazer a sua inscrição até ao dia 10 de novembro, através de formulário disponibilizado pela AMAlentejo.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.