Voltar

Economia

Ovibeja 2023 com mais expositores e entradas livres no primeiro dia, 27 de abril

Economia

Ovibeja 2023 com mais expositores e entradas livres no primeiro dia, 27 de abril

Em 2023 regressa a sessão de abertura à Ovibeja, no primeiro dia, 27 de abril, presidida pelo presidente da autarquia, Paulo Arsénio. Data em que, numa parceria com a Câmara de Beja, as entradas são livres. A feira recebe mais expositores este ano, alguns pela primeira vez.


A uma semana da abertura da Ovibeja 2023, Rui Garrido e Claudino Matos, presidente e diretor-geral da ACOS - Associação de Agricultores do Sul, entidade responsável pela organização, deixam na Voz da Planície as melhores expetativas para uma feira que volta a oferecer um dia de entradas gratuitas.

Com a sessão de abertura de regresso, às 10h30, no primeiro dia de Ovibeja, a feira estende-se depois por mais cinco, até um 1 de maio, com ofertas para todos os gostos, públicos e idades.

Colóquios, sessões e seminários sobre os temas que interessam ao mundo da agricultura, com atenções centradas na temática deste ano, “Comunicar o setor agrícola”, no sentido de alargar a comunicação de dentro para fora do setor, mas também para os “homens da terra”, que podem conhecer os avanços tecnológicos que ajudam no aumento, e sustentabilidade, das produções. Mas há, também, discussão e reflexão sobre acessibilidades e desenvolvimento do território prevista, outro aspeto que marca o programa deste ano.

Rui Garrido e Claudino Matos frisaram que Ovibeja é, igualmente, convívio e ponto de encontro, com destaque para o regresso de muitos filhos da terra a Beja nesta altura do ano. Em 2023 “há mais pontos de diversão, assim como uma maior preocupação com o ambiente, vincada na utilização, por exemplo, de copos reciclados”. Concertos com nomes grandes da música nacional, e local, promovem, também, a Ovibeja como uma feira de encontros.

Apesar de ter custado mais 20 por cento à ACOS a construção da feira deste ano, a Associação de Agricultores do Sul decidiu manter o preço dos espaços de exposição e bilhetes, ou seja, os valores são idênticos aos do ano passado. Permanecem, também, as iniciativas "Comboio do Cante", que este ano devido à greve na CP, transporta de autocarro mais de 500 cantadores de Lisboa a Beja, e o Prémio CA Ovibeja, que distingue os melhores azeites, na sua 12.ª edição, duas atividades programadas para sábado, dia 29 de abril.

Rui Garrido e Claudino Matos assinalaram, ainda, o espaço de reivindicação que a Ovibeja sempre tem sido e que vai continuar a ser, realçando que todos partidos são bem-vindos, assim como representações parlamentares, mas não a ministra da Agricultura e António Costa, que não vem ao certame desde 2016.

O Presidente da República marca presença no dia 29 de abril, sábado, a partir das 15h00.



Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.