Voltar

Atualidade

5º episódio Confina(mente): Viver o luto em pandemia

Atualidade

5º episódio Confina(mente): Viver o luto em pandemia


O Confina(mente) desta quarta-feira é dedicado ao tema Viver o luto em pandemia. Neste 5º episódio temos dois convidados: Carlos Almeida, agente funerário e Guida Ascensão, da Consulta de Luto Prolongado do Departamento de Psiquiatria da ULSBA. O Confina(mente) vai para o ar às 18.00 horas, nos 104.5 FM e na nossa emissão on-line, mas também o pode levar consigo no telemóvel, através da app Spotify, Apple Podcasts e Podbean.

São muitas as pessoas que têm passado, nestes tempos de pandemia, por situações de luto. Neste Confina(mente) quisemos ouvir um testemunho na primeira pessoa, mas não foi possível apesar dos vários contactos estabelecidos - e compreende-se - encontrar quem fosse capaz de exprimir em palavras as suas perdas e partilhá-las.

Propomos sim, uma conversa com Carlos Almeida, da Agência Funerária Pax Julia, lembrando que os agentes funerários também têm estado na linha da frente nesta pandemia. E neste contexto, Carlos Almeida explica como todas as regras mudaram, há um ano, e deixa claro que se desconhece por quanto tempo vão permanecer. As regras existem para proteger famílias e amigos, mas significam também, dificuldades acrescidas na hora da despedida. Carlos Almeida não esconde que são tempos diferentes, e difíceis, mas esclarece acima de tudo com o que se pode contar.

Guida Ascensão é psicóloga e integra a Consulta de Luto Prolongado do Departamento de Psiquiatria da ULSBA. E este é o aspeto positivo que lançamos hoje. De forma simples e com a leveza possível, num tema como este, Guida Ascensão revela que é possível ter ajuda nestes tempos evitando ter que passar sozinho por algo muitas vezes doloroso como é o processo de luto. Neste programa vai ficar a saber, igualmente, como pode recorrer a esta ajuda.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.