Voltar

Sociedade

70 imigrantes na Horta das Palmeirinhas em Beja sem trabalho e despejados (Exclusivo)

Sociedade

70 imigrantes na Horta das Palmeirinhas em Beja sem trabalho e despejados (Exclusivo)

Várias entidades estiveram, na manhã do dia 4 de janeiro, na Horta das Palmeirinhas, Rua das Novas Tecnologias, no Parque Industrial de Beja, a identificar cerca de 70 indianos, sem trabalho há dois meses e com ordem para sair do espaço.

Segurança Social, Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e Cáritas de Beja, acompanhados pela Polícia de Segurança Pública (PSP) foram a este local, a partir de uma denúncia efetuada por alguns dos imigrantes à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

A Voz da Planície acompanhou a operação e ouviu os imigrantes, todos de nacionalidade indiana, explicar que estão há dois meses sem trabalho, sem dinheiro e com indicação para abandonar as casas da Horta das Palmeirinhas, onde habitam.

Às autoridades, no local, esclareceram que pagam 80 euros por mês, apesar de não saberem identificar o proprietário. A nossa estação percebeu, pelas conversas que presenciou, que um dos patrões está preso, outro desaparecido e há um outro, que terá ido ao local indicar a saída do espaço, situação que motivou a denuncia feita na ACT.

As autoridades responsáveis perguntaram quem queria regressar à Índia e todos foram unânimes em responder que não desejavam regressar pois tinham gasto todo o dinheiro para vir para Portugal.

Foi possível perceber no local, nos imigrantes que se encontravam nas casas ocupadas, que a maioria tem manifestação de interesse para permanecer em Portugal e contrato de trabalho, o que significa que estão em processo de regularização.

À Segurança Social, ao ACM e à Cáritas de Beja pediram ajuda para ficar na Horta das Palmeirinhas e que lhes arranjassem trabalho.

Beja não tem condições para realojar estes 70 indianos, embora este número seja aproximado pois apesar de ter sido perguntado várias vezes, cada um dos imigrantes inquirido referiu indicações diferentes: começaram por falar em 40 a 50 pessoas e depois em cerca de 70.

A verdade é que estes cerca de 70 indianos estão sem trabalho e dinheiro há dois meses. Agora, as autoridades que estiveram no local vão reportar a situação e tentar, junto do proprietário do espaço, fazer com que estas pessoas permaneçam na Horta das Palmeirinhas, até se conseguir encontrar uma solução para estas vidas.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.