Voltar

Saúde

Dia Mundial da Saúde. “A pandemia limitou a adoção de estratégias de promoção" nesta área.

Saúde

Dia Mundial da Saúde. “A pandemia limitou a adoção de estratégias de promoção" nesta área.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem como lema para a data que se assinala hoje: “Nosso planeta, nossa saúde”. Convida a refletir sobre a saúde no sentido pleno do bem-estar. Nesta data, o médico Vasco Nogueira frisa que depois de dois anos de pandemia o Serviço Nacional de Saúde (SNS) precisa “de uma injeção de recursos financeiros e humanos para recuperar”.

Em dia de celebração é “bom lembrar que a saúde é muito mais do que a ausência de doença, é o bem-estar, a capacidade de viver com dignidade, desempenhar tarefas laborais e de lazer. Alicerces da saúde enquanto direito que tem de ser reafirmado, conquistado”, releva Vasco Nogueira.

“Neste sentido, a OMS dedica ao dia de hoje um tema que leva a refletir sobre o facto, do bem-estar de cada um não ter a ver apenas com os cuidados de saúde disponíveis, mas também com as estratégias praticadas no dia-a-dia”, sublinha o médico. Acrescenta que “só um ambiente saudável a todos os níveis, incluindo o económico e social, permite a saúde no sentido pleno. Se não cuidarmos do que nos rodeia este objetivo será difícil de alcançar”.

No Dia Mundial da Saúde reflete-se, também, sobre “o impacto da pandemia que limitou a adoção de estratégias de promoção da saúde, entre elas os rastreios e a vigilância de doenças crónicas. Ou seja não foram só procedimentos terapêuticos que ficaram em causa mas muito mais”, recorda Vasco Nogueira.

“E se foi através do SNS que se conseguiu dar respostas em pandemia, é preciso agora tratá-lo, porque não chega reconhecer a sua qualidade para o manter e sustentar. O SNS para recuperar precisa de recursos financeiros e humanos valorizados para prosseguir a sua missão”, deixa claro o médico que é também comentador da Voz da Planície para a área da saúde.

Nas regiões do interior onde há dificuldades acrescidas na área da saúde e olhando para o distrito de Beja, Vasco Nogueira aponta “a conclusão das obras da segunda fase do Hospital de Beja como determinantes para se dar um salto qualitativo na prestação de cuidados, na modernização das respostas e na atração de profissionais para o território”.

Os cuidados primários de saúde mereceram, igualmente, uma referência por parte de Vasco Nogueira. Nesta área “falta investimento e meios para se responder às necessidades de quem carece deste tipo de prestação”.

O médico terminou frisando que “estas são medidas urgentes a tomar pelo Estado para a retoma da atividade no SNS e para a sua recuperação", dizendo acreditar que "é possível". Sugere, ainda, que "alguns dos investimentos necessários possam vir do Programa de Recuperação e Resiliência onde há verbas disponíveis".

Foto: imagem oficial do Dia Mundial da Saúde


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.