Voltar

"A prevenção na área da saúde mental é pouca"

"A prevenção na área da saúde mental é pouca"


O Centro Social do Lidador, em Beja, recebeu o V Encontro de Saúde Mental do Baixo Alentejo, dedicado ao tema: "Saúde mental no local de trabalho". No final deste encontro, organizado pela ARIS da Planície, chegou-se à conclusão que a prevenção que se faz na área da saúde mental, no trabalho, é pouca. A consulta de Saúde Mental no Trabalho na ULSBA foi apontada como exemplo.

No V Encontro de Saúde Mental do Baixo Alentejo foi realizada uma mesa redonda sobre saúde mental no trabalho, que contou com as participações das entidades: ULSBA, Câmara de Beja, IPBeja e Cruz Vermelha Portuguesa de Beja. No final deste conversa, entre instituições, concluiu-se que o que se faz é pouco, mas que existe contudo, vontade de se fazer mais.

Ana Matos Pires, a presidente da Direção da ARIS da Planície, no balanço que fez à Voz da Planície, disse que aquela mesa redonda foi um bom "pontapé de saída", recordou que a temática foi discutida no Congresso Mundial de Psiquiatria e que ficou claro que é preciso legislar sobre a matéria, assim como ensinar a empregados, e empregadores, o que são as patologias do foro mental, para que as respostas possam melhorar no futuro.

A ULSBA foi pioneira na criação de uma "Consulta de Saúde Mental no Trabalho" e assinou, na passada semana, um protocolo com a Direção-geral de Saúde sobre esta vertente e neste contexto, a presidente do Conselho de Administração, Conceição Margalha, salientou o facto de, na instituições que dirige, existir uma resposta para os seus trabalhadores.

O ideal seria alargar a consulta, para fora do âmbito exclusivo da ULSBA, mas a instituição não tem condições, atualmente, para tal, clarificou Conceição Margalha, salientando contudo, que no âmbito desta valência pode-se ajudar, difundindo materiais que alertam para as patologias do stresse no trabalho e divulgando boas-práticas, que ajudam as pessoas a perceber se têm patologias do foro mental.

O psiquiatra Pedro Moura, do Serviço de Psiquiatria da ULSBA, responsável pela consulta foi, entretanto, eleito, no passado dia 10, vice-presidente da secção de Psiquiatria Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria. Pedro Moura está a promover, desde o final de maio, sessões de grupo de promoção da saúde mental, destinadas aos colaboradores da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo. É uma das valências da consulta de Psiquiatria do Trabalho, que tem como objetivo "contribuir para a redução do stresse ocupacional e melhoria da resiliência individual, contribuindo assim para a melhoria da performance do capital humano da instituição".

O Psiquiatra é autor do estudo "Riscos psicossociais nos profissionais da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo", acerca das problemáticas associadas ao contexto de trabalho. O estudo pretende "avaliar o risco real incorrido por estes profissionais no âmbito da sua atividade profissional nesta instituição". O objetivo é que os dados obtidos permitam, por exemplo, "desenhar protocolos de vigilância médica com um maior grau de especificidade, contribuindo assim para a melhoria da sua saúde e performance profissional". 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.