Voltar

Sociedade

"A taxa de suicídio no Alentejo é o dobro da média nacional"

Sociedade

"A taxa de suicídio no Alentejo é o dobro da média nacional"

Hoje é Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Nesta data olhamos para a realidade sobre esta matéria no Alentejo, deixando claro que “o suicídio não é uma doença, mas sim um comportamento” e que se “pode ajudar a identificar de forma precoce”.

“O estado da saúde mental no Alentejo é muitas vezes explicado usando o isolamento como causa principal”, mas Ana Matos Pires, médica psiquiatra e diretora do Departamento de Saúde Mental da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), alarga a resposta a um vasto conjunto de fatores.

Identifica “a prevalência, significativa, de doença mental, situações sociais, económicas, demográficas e sociológicas, que têm a ver com a forma como o suicídio é visto neste território” como sendo razões que, na opinião da também coordenadora regional e membro da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental do Ministério da Saúde, “explicam o facto, do Alentejo ter duas vezes a taxa nacional de suicídio”. “Números que não incluem as tentativas”, esclareceu.

Ana Matos Pires lembra que “a pandemia prejudicou a implementação da campanha de prevenção do suicídio no Alentejo, cuja atuação incide, sobretudo, nas questões comportamentais e na luta contra o estigma, porque não estamos a falar de uma doença, mas sim de um comportamento”.

“Este trabalho está a ser retomado e tem como públicos-alvo/parceiros os profissionais de saúde, a comunidade em geral e os órgãos de comunicação social”, assegura.



“É a saúde mental quem deve responder a esta matéria”, deixa claro, igualmente, a médica psiquiatra, salientando que “qualquer um pode ajudar a identificar comportamentos suicidários”.

Ana Matos Pires convida “a visitar o site prevenirsuicidio.pt onde se podem encontrar, com linguagem simples, sugestões que podem ajudar a ajudar quem precisa”.

O Dia Mundial da prevenção do Suicídio foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), “com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, através da adoção estratégias pelos governos dos países”.

A OMS estima que “o suicídio está entre as 20 principais causas de morte no mundo, sendo uma das principais entre adolescentes e adultos até aos 35 anos”, Diz, ainda, que “a taxa de suicídio é maior nos homens do que nas mulheres”.




PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.