Voltar

Agricultura

A União Europeia já aprovou medidas contra a seca

Agricultura

A União Europeia já aprovou medidas contra a seca


A União Europeia já aprovou as medidas de apoio para “atenuar as dificuldades financeiras enfrentadas pelos agricultores devido às condições climáticas adversas” e para “aumentar a disponibilidade de alimentos para os animais”. As medidas são para adotar já este mês e a Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) diz que são as que “se esperavam”.

As medidas aprovadas "incluem a possibilidade de pagamentos antecipados mais elevados e várias derrogações excecionais em matéria de regras de ecologização, para que os agricultores possam ter alimentos suficientes para os seus animais". Rui Garrido, presidente da FAABA, diz que estas são as medidas que se esperavam e que contemplam a questão dos alimentos para os animais, uma falta muito sentida um pouco por todo o país e particularmente no Sul.

Tendo em atenção as medidas aprovadas, os agricultores podem, ainda, "receber uma percentagem mais elevada dos seus pagamentos ao abrigo da Política Agrícola Comum (PAC), melhorando os seus fluxos de tesouraria". Serão, igualmente, autorizadas “derrogações de certas regras de ecologização para aumentar a disponibilidade de alimentos para animais, entre as quais considerar as terras em pousio como cultura distinta ou como superfície de interesse ecológico, mesmo que já tenham sido de pasto ou de colheita; permitir sementeiras de culturas intercalares como culturas estremes caso se destinem a pasto ou à produção de forragens; ou reduzir o período mínimo de oito semanas para as culturas intercalares, de modo que os produtores de culturas arvenses possam fazer as sementeiras de inverno em tempo útil, logo a seguir às culturas intercalares.”

Comente esta notícia

boa noticia todas as ajudas são poucas mas o Capoulas santos e o PS não vão dar nada

João Pereira

05/09/2019

Leia também...


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.