Voltar

Saúde

ULSBA: concurso para 16 médicos de medicina geral e familiar ficou “deserto”

Saúde

ULSBA: concurso para 16 médicos de medicina geral e familiar ficou “deserto”

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) abriu vagas para medicina geral e familiar, no início do passado mês de maio, tal como a Voz da Planície noticiou, e sabe-se agora que nenhuma, das 16 disponibilizadas, foram ocupadas. O concurso ficou “deserto”.

Pedro Vasconcelos, presidente do Conselho Distrital de Beja da Ordem dos Médicos, “não estranha” este resultado pois, frisa, “as pessoas não se sentem cativadas para concorrer”. A “falta de acessibilidades à capital, com comboios do século passado e sem condições para deslocações de qualidade são, também, um entrave”, deixa claro o responsável, diz o “Diário do Alentejo”.

Pedro do Carmo, deputado do Partido Socialista (PS), eleito por Beja, partilha das mesmas preocupações e considera “preocupante a incapacidade em atrair pessoal médico para a região”. Defende medidas de “discriminação positiva a nível central, mas não descarta o papel que as autarquias podem desempenhar neste objetivo”.

Também João Dias, deputado do Partido Comunista Português (PCP), eleito pelo distrito, defende “discriminação positiva e medidas extraordinárias para a fixação de médicos nos territórios do interior e lembra que o seu partido propôs, em sede de discussão do Orçamento do Estado, medidas concretas, nomeadamente, a valorização dos salários em 40 por Cento, carreiras mais rápidas e um suplemento de aquisição ou arrendamento de casa própria de 700 euros mensais”. É fundamental a “aquisição de casa própria para assegurar a permanência dos profissionais”, salienta o parlamentar. “As acessibilidades e a oferta de escolas são outros fatores que contam na hora dos médicos escolherem um local para viver”, conclui João Dias.

A Voz da Planície conta ouvir, na jornada informativa de hoje, o Conselho de Administração da ULSBA sobre este resultado, assim como fazer o ponto de situação, igualmente, sobre o que se passou com as outras vagas, de outras especialidades, colocadas a concurso na mesma altura.

De referir, ainda, que das 978 vagas do concurso nacional para clínicos de medicina geral e familiar apenas 314 foram ocupadas.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.