Voltar

Educação

Abandono escolar cresce no ensino superior público, sobretudo no interior do País

Educação

Abandono escolar cresce no ensino superior público, sobretudo no interior do País

Foto: Freepik

São cada vez mais os estudantes que estão a desistir do ensino superior público após o primeiro ano do curso. Mas apesar das dificuldades de alojamento em Lisboa e Porto, é no interior que o abandono escolar tem vindo a aumentar.

Os dados mais recentes divulgados no portal "Infocursos" dizem respeito ao ano letivo 2021/2022 e revelam que, ao contrário do setor privado, o abandono no final do primeiro ano do curso registou um aumento desde 2013/2014.

Nesse período, a percentagem global de alunos que já não estavam inscritos em nenhum curso um ano após começarem uma licenciatura ou mestrado integrado não sofreu qualquer alteração. Ainda assim, a percentagem diminuiu no setor privado, de 15,8% para 12,5%, e aumentou no público, de 10,2% para 11,6%.

Depois de cinco anos a diminuir consecutivamente, registando um mínimo de 8,7% em 2018/2019, o abandono voltou a subir ainda antes da pandemia da covid-19 e da crise da inflação.

Nos últimos anos, o custo do alojamento, sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, é visto como um dos principais entraves à frequência do ensino superior. Mas os dados mostram que não é nessas cidades que o problema é mais significativo.

Comparativamente, há muitas instituições que registam uma taxa de abandono bastante mais alta em relação à média nacional, a maioria do ensino politécnico e localizadas nas regiões Centro e Alentejo.

Seguem-se os politécnicos da Guarda (29,1%), de Beja (26,9%), de Castelo Branco (19,8%), a Universidade de Évora (18,4%), os politécnicos de Viseu (17,9%), de Portalegre (16,9%) e Bragança (16,6%).



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.