Voltar

Sociedade

Abril é Agora evoca Alentejo da Reforma Agrária hoje, 15 de abril

Sociedade

Abril é Agora evoca Alentejo da Reforma Agrária hoje, 15 de abril


Lembrar a reforma agrária pelo testemunho de alguns dos seus protagonistas que ainda hoje resistem, de que são exemplos as cooperativas “Seara de Vento”, de Albernoa, e “Monte Coito”, de Ourique, é o objetivo desta visita guiada, que se realiza hoje, dia 15 de abril.

A reforma agrária que ocorreu no período subsequente a Abril de 1974, por iniciativa dos assalariados rurais dos campos do Sul, configurou uma revolução dentro de uma revolução mais geral vivida pelo País neste período. Na sua concretização e desenvolvimento, com o enquadramento de uma arquitetura legislativa elaborada pelo IV Governo Provisório, que legalizou a situação edificada no terreno, os trabalhadores rurais fizeram seus mais de um milhão e meio de hectares de terra que exploraram de forma coletiva sob a forma de cooperativas e UCP (Unidades Coletivas de Produção), na esperança de com isso poderem vir a ter uma vida melhor.

Pela ação dos vários governos que se formaram a partir de 1976, a reforma agrária passou a ser alvo de um ataque sistemático comandado por uma contra revolução legislativa aplicada pela força, através da GNR, ofensiva que foi desarticulando a conquista da terra feita pelos trabalhadores, apesar da resistência destes.

De mais de um milhão e meio de hectares de terra, integrando UCP e cooperativas, dando emprego, em 1976, a 71 mil e 776 assalariados rurais (46 mil e 257 homens e 25 mil e 529 mulheres) passou-se, em 10 anos (1975/76 a 1985/86), para 360 mil hectares controlados pelos trabalhadores, área que, com o decorrer dos anos, foi diminuindo até ser meramente residual.

Lembrar a reforma agrária pelo testemunho de alguns dos seus protagonistas que ainda hoje resistem, de que são exemplos as cooperativas “Seara de Vento”, de Albernoa, e “Monte Coito”, de Ourique, é, pois, o objetivo desta visita guiada, que se realiza neste sábado.

Visita Guiada ao Alentejo da Reforma Agrária onde os assalariados rurais foram derrotados com a devolução das terras aos grandes proprietários, mas que foram vencedores no plano da vida social e da cidadania com a destruição da ordem latifundista, como sublinha o professor Fernando Oliveira Baptista. “A democracia só consolidou o que a reforma tinha conquistado”.

PROGRAMA

10.00h – PONTO DE ENCONTRO: Junto à Casa da Cultura de Beja (Rua de Luiz de Camões 6)

10.15h – Partida para Albernoa.

10.35h – Chegada a Albernoa. Visita ao equipamento que resta da União de Cooperativas de Albernoa e que hoje é utilizado pela “Cooperativa Seara de Vento”.

Nota: Neste espaço haverá duas intervenções: Uma que fará um breve historial das cooperativas agrícolas de Albernoa e da sua especificidade no contexto geral das Novas Unidades de Produção da Reforma Agrária e outra a cargo do dirigente da “Cooperativa Seara de Vento”, José Mariano Rafael, que falará do que hoje resta da reforma agrária em Albernoa.

11.35h – Partida para Ourique.

12.15h – Chegada a Ourique, à “Cooperativa do Monte Coito”.

Antes do Almoço, o presidente da Cooperativa, José David, fará uma intervenção sobre a realidade hoje das cooperativas agrícolas no Baixo Alentejo.

13.00h – Almoço oferecido pela “Cooperativa do Monte Coito”.

O almoço conta com a presença do Grupo Coral “Os Ganhões”, de Castro Verde, que interpretam um conjunto de “modas de Abril”.

15.30h – Partida para Beja

16.15h – Chegada a Beja, à Biblioteca Municipal e início da visita à exposição “Campos do Sul, Memória de uma Revolução, Transformações Económicas e Sociais, 1974-1975”.

(Atividade em parceria com a Biblioteca Municipal de Beja José Saramago)

16.45h – Auditório da Biblioteca Municipal de Beja – Mesa Redonda sobre a “Questão da Terra na Revolução de Abril”.

18.00h – Encerramento da visita


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.