Voltar

Agricultura

ACOS: 1º ano do Serviço Comercial de Ovinos foi positivo

Agricultura

ACOS: 1º ano do Serviço Comercial de Ovinos foi positivo


A ACOS – Associação de Agricultores do Sul apresentou, recentemente, aos seus associados os resultados de um ano de funcionamento do Serviço Comercial de Ovinos, com vendas para exportação. De acordo com Miguel Madeira, médico veterinário e vice-presidente da ACOS, os objetivos estipulados foram cumpridos.

Miguel Madeira revela à Voz da Planície que o balanço deste ano experimental do Serviço Comercial de Ovinos é positivo, numa primeira fase, que contou com a participação de 25 sócios da ACOS, produtores de ovinos aderentes, e contabilizou, a comercialização de mais de nove mil animais.

“Os sócios presentes na reunião de balanço e de reformulação de alguns procedimentos manifestaram, de um modo geral, agrado pelo serviço, com destaque para ganhos mais vantajosos e boa organização”, explica a nota de imprensa da ACOS.

"O escoamento dos ovinos para Espanha assenta numa parceria com a OVIPOR, cooperativa com largos anos de experiência nesta matéria, e o preço de referência pago pelos animais (borregos e adultos) é o da Bolsa da Extremadura, consideravelmente, acima do preço corrente em Portugal."

"Presente na reunião, o responsável da Ovipor, Agustín González, fez uma apresentação sobre a evolução do setor ovino em Espanha e dos desafios enfrentados. Regularidade no fornecimento de matéria prima, dimensão, homogeneidade e ainda aposta em inovação, investigação e desenvolvimento para adaptação a novas exigências e otimização de custos são alguns dos desafios tornados realidade".

A 2ª fase deste Serviço de Comercialização, a decorrer até Dezembro de 2019, abre portas a novos associados da ACOS que tenham interesse em aderir, tal como afirma Miguel Madeira, esclarecendo que a expetativa é de “continuar a melhorar o sistema”.

“Do lado português há ainda um longo caminho a percorrer no que respeita à organização e normalização da produção, à concentração da oferta e, num outro patamar, à criação de centros de tipificação e engorda que permitam o aproveitamento de diversas mais valias tanto relacionadas com a transformação, como com a origem dos animais. É esse caminho que a ACOS está a procurar fazer através da criação de parcerias e protocolos de colaboração com entidades portuguesas e espanholas”. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.