Voltar

Cultura

ADPBeja celebra 40 anos com exposição e concerto no Pax Julia

Cultura

ADPBeja celebra 40 anos com exposição e concerto no Pax Julia


A Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja (ADPBeja) celebra o seu 40º aniversário com uma mostra e um espetáculo, nesta sexta-feira, dia 11. A mostra pode ser apreciada nas entradas do Pax Julia e do Hospital Velho, ou seja da Santa Casa da Misericórdia da cidade. O espetáculo - que conta, entre outros artistas, com a participação de António Zambujo - é às 20.00 horas e tem casa cheia.

A exposição “40 Anos de património” é inaugurada hoje, e pode ser apreciada nas entradas do Pax Julia e na do Hospital Velho, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia da cidade. Nesta exposição pode ver-se “as mudanças que Beja conheceu nos últimos 40 anos, assim como o trabalho de sensibilização e preservação do seu património que a adpBeja fez”, tal como revela Florival Baiôa, da direção da Associação.

O espetáculo, com início marcado para as 20.00 horas, reúne no palco do Pax Julia – Teatro Municipal de Beja, António Zambujo, Buba Espinho, Fernando Pardal, Jorge Benvinda, Luanda Cozetti + Norton Daiello, Luís Trigacheiro e Jorge Serafim. “Trata-se de um espetáculo que apresenta um conjunto de artistas da cidade que tem elevado o nome de Beja fora das suas fronteiras e que fazem parte, igualmente, do seu património contemporâneo”, frisa, também, Florival Baiôa.

A adpBeja está a atravessar uma “pequena crise financeira, pois viu nos últimos tempos as suas receitas, materializadas em apoios, diminuírem devido a diversas circunstâncias, incluindo as da pandemia e por isso mesmo”, avança Florival Baiôa, as entradas deste espetáculo solidário, e já esgotado, revertem todas a favor da Associação”.

Em nota de imprensa, a AdpBeja recorda que “foram quarenta anos de pequenas paixões pelos cantares, com concurso de cantares alentejanos, festa das maias, mostras de doçaria, festa do azulejo de Beja, exposições de olarias de Beringel, de mantas tradicionais de Mértola, Beja antiga em fotografias, visitas guiadas, cavalhadas de São João Baptista, conferências, muitas, publicação de livros e rotas para a melhoria do turismo e do conhecimento”, passando em revista algumas das atividades desenvolvidas nestas 4 décadas de existência.


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.