Voltar

Agricultura

ADPM realiza sessão sobre combate à desertificação, no Musibéria, em Serpa

Agricultura

ADPM realiza sessão sobre combate à desertificação, no Musibéria, em Serpa

A ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola, em parceria com o município de Serpa, vai realizar nesta quinta-feira, dia 30, entre as 09h30 e as 13h00, no Musibéria, em Serpa, um workshop sobre estratégias públicas de combate à degradação do solo, dirigido a técnicos de autarquias e aberto a todos os interessados. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

“Com 94 por cento de suscetibilidade à desertificação, os municípios do Baixo Alentejo necessitam de implementar estratégias que permitam atingir a «neutralidade da degradação dos solos» (Land Degradation Neutrality), um conceito definido pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) que tem como objetivo promover um equilíbrio entre a degradação do solo e a sua recuperação”, refere a ADPM.

O objetivo é que a degradação seja compensada com ações de recuperação do solo numa determinada área geográfica, promovendo a preservação deste recurso e, assim, prevenindo a desertificação.

No workshop, irão participar representantes nacionais da Convenção de Adaptação às Alterações Climáticas que apresentam e discutem o Plano Ação Nacional para o combate à Desertificação e os participantes vão poder contribuir diretamente para o planeamento de soluções de combate à degradação dos solos.

O objetivo é criar um documento de orientação estratégica e política, que facilite a tomada de decisão a nível local e regional. Esta iniciativa insere-se no projeto LIFE Desert-Adapt, cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, e que visa desenvolver, demonstrar e promover estratégias e técnicas para adaptação às Alterações Climáticas de áreas mediterrânicas sob risco de desertificação, para adaptação às alterações climáticas em áreas mediterrânicas sob risco de desertificação. 


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.