Voltar

Sociedade

Ainda há amola-tesouras. José Lourenço cumpre tradição familiar que começou no bisavô

Sociedade

Ainda há amola-tesouras. José Lourenço cumpre tradição familiar que começou no bisavô

Há profissões que fazem parte do imaginário de todos nós e o amola-tesouras é uma delas. Hoje contamos-lhe a história de José Lourenço, o amola-tesouras de Portalegre que encontrámos em Beja, em 104.5 FM, às 08h30 e às 11h00.


O amola-tesouras era aquele que ia de terra em terra, pelas ruas e ruelas das vilas e aldeias de Portugal, amolando tesouras, facas e navalhas, concertando guarda-chuvas e executando outros pequenos trabalhos. Isto num tempo em que os objetos ainda não se atiravam fora com a normalidade que é usual nos nossos dias.

A sua chegada aos povoados era anunciada pela música característica de uma flauta de pan, um pífaro ou de uma gaita de boca. Era o amola-tesouras, um trabalhador ambulante que os tempos modernos condenaram ao desemprego e ao esquecimento.

Mas afinal ainda há amola-tesouras! E a Voz da Planície encontrou um em Beja, na passada segunda-feira, dia 10, a procurar objetos para afiar, e reparar, nas ruas vazias da cidade, no dia a seguir à celebração da Páscoa.

E porque a recordação perdura, não resistimos a falar com José Lourenço, com 30 anos de idade, que anda a cumprir a tradição familiar - que começou com o Bisavô e que acatou como sua desde os 18 anos de idade - de ter como forma de ganhar a vida ser amola-tesouras. Queixou-se do negócio, da falta de outras oportunidades de trabalho e dos muitos quilómetros que faz para sustentar a família. Tem uma filha com 6 anos de idade e não quer para ela esta profissão, que diz ser só para homens e que os seus irmãos também têm.

O ofício pode ter caído em desuso, mas José Lourenço persiste e confessou que transporta a sua bicicleta, no final do dia de trabalho, através de autocarro ou comboio.

Amola-tesouras já são poucos, contudo, o ditado de que quando o pífaro toca anuncia chuva ainda se ouve. José Lourenço garantiu, à nossa rádio, que isso não passa de um mito.

Nas grandes cidades já não é costume ver amola-tesouras. E no caso da chuva, o velho ditado não se cumpriu pois o sol continua a raiar, assim como o excesso de calor fora de época que está a deixar as terras, a Sul do Tejo, em seca severa.

O aumento do custo de vida tem agravado as condições da maior parte da população portuguesa e neste caso, desejando que esta profissão não desapareça de um todo, José Lourenço, o amola-tesouras de Portalegre que encontrámos em Beja, vai caminhando, como sublinhou, uns dias melhor, outros pior.

Esta semana não choveu, mas o amola-tesouras passou e a esperança de que a primavera traga a água desejada também. E depois ficávamos a ver a bicicleta a afastar-se ao som do pífaro que anuncia melhores tempos. Esperamos nós...


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.