Voltar

Sociedade

Alentejo regista crescimento turístico em 2023 e supera níveis pré-pandemia

Sociedade

Alentejo regista crescimento turístico em 2023 e supera níveis pré-pandemia

Foto: Foto: Pixabay

O setor do Turismo cresceu no Alentejo em 2023, ultrapassando os níveis registados no período anterior à pandemia de COVID-19. O relatório divulgado pela "Travel BI", do Turismo de Portugal, revela "um crescimento significativo na atividade turística no Alentejo durante o ano de 2023, com aumentos notáveis tanto em hóspedes estrangeiros quanto em dormidas".

Em 2023, o Alentejo conheceu um aumento de 20,9% nos hóspedes do estrangeiro face ao ano anterior (2022).

As dormidas de estrangeiros também registaram um acréscimo de 18,5%, representando um terço (33%) do total de turistas que pernoitaram na região. Comparando com o ano de 2019, considerado até então o melhor ano turístico, o número de hóspedes do estrangeiro em 2023 superou em 0,9% o valor alcançado há cinco anos, enquanto as respetivas dormidas cresceram 11,3%.

No indicador dos proveitos globais, o Alentejo regista uma tendência de crescimento contínuo, com um aumento de 16,7% comparativamente com período homólogo e um aumento de 48,6% em relação a 2019, "destacando a robustez e a recuperação do setor turístico na região".

Para Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, "estes resultados comprovam que o Alentejo está com a estratégia correta que lhe permite este crescimento turístico: crescemos em número de hóspedes, mas crescemos mais em dormidas e muito mais em proveitos. O crescimento sustentável verificado é fruto de um esforço coletivo entre o setor público e privado, que juntos trabalham para inovar e promover o Alentejo, garantindo experiências autênticas e memoráveis aos nossos visitantes". Segundo o mesmo responsável, "estamos comprometidos em manter este caminho de crescimento, respeitando os valores da sustentabilidade e da preservação do nosso património único."



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.