Voltar

Sociedade

"Aljustrel – 100 anos do fundo à superfície" recorda greve dos mineiros de 1922-1923

Sociedade

"Aljustrel – 100 anos do fundo à superfície" recorda greve dos mineiros de 1922-1923

Um livro sobre a greve que os mineiros de Aljustrel realizaram entre 1922 e 1923 é apresentado nesta quarta-feira, na vila mineira, por uma comissão formada por diversos cidadãos.

A apresentação do livro, que tem por base a exposição com o mesmo nome, está marcada para as 16h00, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira, numa cerimónia que conta com a atuação do Grupo Coral do Sindicato Mineiro de Aljustrel e de um grupo de cantores e músicos de Aljustrel.

Segundo a Comissão de Aljustrelenses, a obra surge depois da exposição ter recebido, em 2022, “cerca de três mil visitantes”, acabando por reproduzir “a totalidade dos painéis expostos, bem como todo o caminho para lá chegar”.

O trabalho assinala os 100 anos sobre uma greve de quatro meses, no inverno de 1922-1923, na mina de Aljustrel, que obrigou os mineiros “a entregar à solidariedade do operariado do Sul do País duas centenas das suas crianças para que elas tivessem de comer”.

Recordamos que a exposição "Aljustrel - 100 anos do fundo à superficíe" esteve patente ao público, em Aljustrel, "durante cinco semanas e levou centenas de visitantes nacionais e estrangeiros a Aljustrel, dinamizou o comércio local, os restaurantes, os cafés, os hotéis, o turismo do concelho e foi notícia nas rádios, jornais, televisão (RTP1) e redes sociais”, assegurou a organização à Voz da Planície.

Disse, também, a organização, que a mostra foi vista por duas mil e 853 pessoas, que foi constituída por 275 depoimentos escritos, que teve 75 espetadores no documentário sobre a exposição, 330 na peça de teatro A Mina e 331 no espetáculo final alusivo à iniciativa.

“Esta exposição sobre a vida dos mineiros, e da sua comunidade, relatada ao longo dos últimos cem anos, partiu de um grupo de aljustrelenses, que se empenhou durante mais de um ano, em pesquisas, reuniões, coleta de registos fotográficos, documentos, testemunhos e apoios”.

Nesta concretização, é frisado, envolveram-se oito pessoas na Comissão Organizadora, 30 entidades, 17 patrocinadores, 13 apoiantes, 17 pessoas no apoio à produção, 15 apoios particulares, 21 apoios em fotos e vídeos, 25 em espetáculos de teatro e encerramento e 86 voluntários.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.