Voltar

Atualidade

Alvito declara-se autarquia sem glifosato

Atualidade

Alvito declara-se autarquia sem glifosato


O Município de Alvito aderiu à campanha da QUERCUS e disse não à utilização de produtos químicos, nomeadamente herbicidas para o controlo de ervas daninhas nas suas freguesias. É uma iniciativa que garante o empenho na defesa do meio ambiente e da saúde dos munícipes.

A utilização de glifosato como meio de eliminação das plantas invasoras tem sido excessiva, chegando a ser detetado em análises de rotina a alimentos, água, ar, urina, sangue e até leite materno.

Além dos efeitos nefastos na saúde humana e animal, também no meio ambiente provoca consequências como a perda de biodiversidade, contaminação dos cursos de água, diminuição das espécies auxiliares para a agricultura. 
Existem várias alternativas à utilização de glifosato que não prejudicam a saúde pública nem contaminam o meio ambiente, nomeadamente a monda térmica que provoca a destruição das plantas por ação do calor causando a morte, não por combustão mas pela rotura das membranas das células. O método mecânico, que apresenta outras vantagens e potencialidade, uma vez que se pode aproveitar a biomassa e gerar composto para uso e fertilização de jardins e consequentemente a redução de utilização de adubos químicos.



PUB

Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB

Música

Luís Trigacheiro lançou "Era Noite de Lua Cheia"

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.