Voltar

Sociedade

APAV disponibiliza manuais de apoio para vítimas de cibercrime

Sociedade

APAV disponibiliza manuais de apoio para vítimas de cibercrime


A APAV divulga que, cerca de 1 milhão de pessoas são vítimas de cibercriminalidade por dia. Apesar da Internet facilitar atividades como as compras e permitido o contato interpessoal, também criou outro cenário em que o crime pode ocorrer. Estes crimes cibernéticos podem incluir phishing, fraude, perseguição, discurso de ódio e abuso sexual de crianças.

Com o objetivo de proteger, capacitar e apoiar as vítimas de crimes eletrónicos, a APAV desenvolveu o Projeto ROAR: empoderamento às vítimas de cibercrime, em parceria com a Procuradoria-Geral da República, a Altice Portugal, a Guarda Nacional Republicana, Weisser Ring (Alemanha) e Equality and Human Rights Action Centre (Roménia) e co-financiado pelo Fundo para a Segurança Interna / Polícia da União Europeia.

A associação revela que, durante a execução do projeto, foram realizados workshops temáticos para as forças de segurança e autoridades judiciais, com o objetivo de chamar a atenção para o problema do cibercrime e para a necessidade de proteger também as vítimas destes crimes. Com o intuito de capacitar e sensibilizar potenciais vítimas de cibercrime, o aspeto pedagógico do projeto desenvolveu ações de formação para crianças e jovens, distribuindo materiais informativos.

O resultado de todas estas ações culminou na elaboração de um Manual de Procedimentos a adotar em caso de assistência às vítimas de crimes cibernéticos, um Manual de Formação, também dirigido aos profissionais que intervêm com a problemática e ainda um Policy Paper, com um conjunto de recomendações para ajudar a esclarecer eventuais questões e facilitar o trabalho de campo, acrescentou a APAV.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.