Voltar

Saúde

Ressonância magnética: equipamento começa a operar no dia 25 para a população do distrito

Saúde

Ressonância magnética: equipamento começa a operar no dia 25 para a população do distrito

Foto: Freepik

"Dia 20 de março de 2024 fica marcado na história do hospital de Beja como a data em que passou a dispor de um equipamento fundamental para a Imagiologia. A partir de agora a população da área de abrangência da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) já não precisa de procurar fora esta resposta", disse o secretário de Estado da Saúde na inauguração deste equipamento. A partir da próxima segunda-feira, dia 25, a ressonância magnética fica ao "serviço da população".

O secretário de Estado da Saúde realçou, ainda, que "valorizar as carreiras e o SNS é sempre positivo, bem como dotar os hospitais, os serviços e os profissionais dos equipamentos fundamentais à realização do seu trabalho. A instalação e funcionamento da ressonância magnética permite a recuperação da idoneidade formativa nesta área".

Ricardo Mestre, secretário de Estado da Saúde, aproveitou a vinda a Beja para revelar que o Ministério da Saúde decidiu homenagear a anterior presidente do Conselho de Administração da ULSBA, Conceição Margalha, com uma medalha grau ouro, pelos serviços prestado ao SNS.

José Carlos Queimado, atual presidente do Conselho de Administração da ULSBA, salientou o facto "desta valência há muito necessária, e que ao longo de mais de década e meia conheceu muitos volte-faces, ter agora o seu desfecho mais aguardado, entrar ao serviço da população. E o distrito de Beja sair da lista de ser o único do País a não ter este equipamento".

Também José Carlos Queimado aproveitou a oportunidade para revelar que "a partir de 1 de abril reabre a especialidade de Otorrino", que o "bloco operatório está a avançar" e que "até julho fica concluído o relatório sobre a 2.ª fase de construção do hospital de Beja".

"Este investimento que ronda o milhão e meio de euros é crucial para a ULSBA e de extrema importância para toda a região. Não só permitirá a prestação desta tipologia de exames em Beja, em proximidade, evitando deslocações dos doentes, como proporcionará uma diferenciação tecnológica que permitirá à instituição recuperar a idoneidade formativa na especialidade de Imagiologia", frisa, igualmente, o presidente do Conselho de Administração da ULSBA.

Para Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, que esteve na inauguração em nome, igualmente, da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), esta foi "uma batalha ganha" e "20 anos depois, o dia 20 de março, fica como um marco na história do hospital de Beja".



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.