Voltar

Educação

ATEP: pais, alunos, professores e funcionários na defesa da Escola Pública

Educação

ATEP: pais, alunos, professores e funcionários na defesa da Escola Pública


A ATEP – Associação Todos pela Escola Pública, formada recentemente, reúne representantes de várias associações de pais e encarregados de educação que integraram o MESA – Movimento Escolas Sem Amianto – e representantes de várias outras associações e movimentos da sociedade civil.

Várias dezenas de encarregados de educação, professores, diretores escolares, alunos e funcionários não docentes juntaram-se para criar uma associação de defesa da Escola Pública. E o objetivo da ATEP é contribuir para a defesa e o reforço da Escola Pública enquanto garante maior e constitucional da universalidade do ensino em Portugal, referiu à Voz da Planície o presidente André Julião.

A associação propõe-se representar a comunidade educativa perante todos os organismos da tutela, “abordando temas que persistentemente têm sido deixados para trás pela maioria das entidades responsáveis pela Escola Pública, tendo sempre como base os princípios da igualdade, da equidade, da acessibilidade, da cooperação e da construção comum”, explica André Julião, presidente da Associação.

Dos órgãos sociais fazem parte, além do presidente André Julião, coordenador do MESA, figuras como Íria Roriz Madeira, membro da associação ambientalista ZERO que se destacou na defesa da remoção do amianto das escolas de todo o país, Miguel Azevedo, responsável pelo Movimento Cidadão Diferente, Pedro Faria, dirigente do STSSSS - Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social ou Eduardo Couto, coordenador da plataforma de apoio a estudantes Quarentena Académica. Para integrar a ATEP basta seguir os passos que André Julião identifica.

Requalificação do parque escolar, equipamento e informatização das escolas , universalização do acesso às novas tecnologias e à Internet, necessidades de formação e valorização do corpo docente e não docente, valorização dos profissionais das comunidades educativas, intervenção cívica dos alunos, acessibilidades e transportes públicos, melhoria de condições para o ensino especial e a inclusão, melhoria do fornecimento de refeições escolares, agilização da ação social escolar e desenvolvimento do ensino profissional são matérias que preocupam a ATEP e para as quais procuram resolução.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.