Voltar

Economia

Fevereiro: combustíveis e alimentos "mais pesados" na carteira dos portugueses

Economia

Fevereiro: combustíveis e alimentos "mais pesados" na carteira dos portugueses

Foto: Freepik

Depois de janeiro não ter dado "tréguas" no que se refere ao aumento de preços, no início de um novo mês abastecer o carro e ir às compras está mais caro, de novo, e os portugueses têm de fazer contas para garantir deslocações e a despensa cheia. O gasóleo custa mais 3,5 cêntimos e a gasolina 1,5 cêntimos. E um cabaz de compras já está nos 147 euros.

A semana começou com os combustíveis mais caros. Em causa está um aumento de 3,5 cêntimos no caso do gasóleo e de 1,5 cêntimos por litro no caso da gasolina, numa altura em que o preço médio do gasóleo simples está nos 1,602 euros por litro, ao passo que a gasolina simples 95 está a custar 1,685 euros por litro, de acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Estes preços médios "são apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas do último período conhecido, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros".

O IVA zero acabou há 30 dias e no que se refere às idas ao supermercado é preciso fazer contas pois no início deste mês, o cabaz alimentar já encareceu quase cinco euros, de acordo com uma monitorização de preços divulgada pela Deco Proteste, custando agora cerca de 147 euros.

Entre 24 e 31 de janeiro, os produtos do cabaz alimentar que mais encareceram foram a pescada fresca, que aumentou 2,20 euros, e o atum posta em azeite, que subiu 16 cêntimos. A massa em espirais também viu o seu preço aumentado, em 11 cêntimos, avança, também, a Deco Proteste.





PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.