Voltar

Política

Autarquia de Aljustrel “acompanha” situação laboral na Mina

Política

Autarquia de Aljustrel “acompanha” situação laboral na Mina


Nelson Brito, presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, é o convidado desta semana da entrevista Voz da Planície/Diário do Alentejo.

Nesta conversa, um dos temas em destaque foram os mais recentes acontecimentos na Mina de Aljustrel, com o despedimento de dezenas de trabalhadores por parte da empresa de perfuração e desenvolvimento mineiro, subsidiária da Almina.

Nelson Brito afirma que a autarquia tem acompanhado a situação com um diálogo constante com a administração da empresa que gere a Mina e considera que a situação não é alarmante porque os trabalhadores que foram despedidos têm encontrado outras soluções. O autarca refere ainda que neste momento a taxa de desemprego no concelho situa-se entre os 5 e os 6%, ou seja, das mais baixas dos últimos anos.

Em 2014, um grupo de munícipes de Aljustrel assinou um documento que denunciava a existência de um “pó preto”, potencialmente cancerígeno, que era libertado pela laboração da Mina, algumas associações ambientais continuam a insistir nessa matéria. Segundo Nelson Brito foi feita, pelas entidades competentes, entre 2015-2016, uma monitorização ao ar que deu valores muito abaixo dos parâmetros normais, ainda assim, garante que a autarquia não descansa e há uma equipa a acompanhar esta questão.

Nelson Brito falou também do Beja Merece+ e revelou que é um adepto nº 1 deste movimentos e destacou o papel de reivindicação que deve ser levado a cabo por todos.

A entrevista a Nelson Brito passa esta tarde, às 18.00 horas, na Voz da Planície e está disponível na edição desta semana do Diário do Alentejo.



Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.