Voltar

Cultura

Espetáculo estreia em Serpa e aborda com humor fascismo e discursos populistas

Cultura

Espetáculo estreia em Serpa e aborda com humor fascismo e discursos populistas

O espetáculo “Deus Pátria e Tik-Tok”, pelos Dois Artistas Clandestinos, com estreia marcada para este domingo, em Serpa, propõe discutir com humor o fascismo em Portugal e os discursos populistas, foi divulgado.

Trata-se do primeiro objeto artístico da dupla Bárbara Soares e Marco Ferreira, que forma Dois Artistas Clandestinos, que conta com o apoio da Baal17 - Companhia de Teatro, de Serpa, no âmbito das residências de criação do projeto CA – Cultura Viva.

Segundo a Baal17, em “Deus Pátria e Tik-Tok”, com criação, dramaturgia e interpretação de Bárbara Soares e Marco Ferreira, “dois palestrantes, um lema salazarista e uma rede social encontram-se numa sala de uma escola secundária”.

“Estão lançadas as bases para uma conferência/espetáculo que discute com humor o branqueamento do fascismo em Portugal e o proliferar dos discursos populistas”, referiu a companhia alentejana, em comunicado.

O espetáculo dos Dois Artistas Clandestinos vai subir ao palco do Cineteatro Municipal de Serpa, no domingo, a partir das 16:00, para o público em geral, seguindo-se, na terça-feira, uma apresentação na escola secundária da cidade.

“Quando estamos perto de assinalar os 50 anos da nossa liberdade, esta conferência vem lembrar que os valores democráticos não estão para sempre a salvo e que, se não estivermos atentos, podemos deixar de olhar para o Estado Novo como uma ditadura e até compactuar com ideias e projetos intolerantes”, salientou.

De acordo com a Baal17, a peça retrata dois conferencistas que “percorrem as escolas do país para apresentar uma petição de alteração ao programa curricular de História e apresentar um vasto projeto que devolverá Portugal aos portugueses”.

“Através de uma conferência, mostram que dificilmente houve fascismo em Portugal, que a ditadura foi um lugar de progresso e que há uma necessidade de novos projetos que promovam o ‘Ser Português’”, conta.

Esta história, salientou a companhia alentejana, tem o objetivo abordar “os discursos populistas que procuram branquear a memória da ditadura em Portugal e difundir o nacionalismo, o racismo e a misoginia”.

A dupla que forma Dois Artistas Clandestinos juntou-se para “pensar artisticamente sobre que papel que devemos representar, como cidadãos do século XXI, na defesa dos valores democráticos conquistados há 50 anos”, acrescentou.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.