Voltar

Agricultura

Barragem de Campilhas em Santiago do Cacém sem água para campanha de rega

Agricultura

Barragem de Campilhas em Santiago do Cacém sem água para campanha de rega

A rega, a partir da barragem de Campilhas, em Santiago do Cacém (no distrito de Setúbal), voltou a ser cancelada este ano devido à seca, revelou a associação gestora, criticando ainda o previsível aumento do preço da água de Alqueva.

Ilídio Martins, diretor adjunto da Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado, em declarações à Lusa, afirmou que a albufeira está, neste momento, com um nível de armazenamento “que nos deixa muito preocupados perante o ano agrícola” que arranca “dentro de poucos meses”.

A barragem de Campilhas, que “estava com 3 por cento” de armazenamento de água no início do inverno, tem “neste momento 12 por cento”, precisou o responsável, acrescentando que esta situação “não permite fazer [a] campanha de rega” deste ano, prevista entre abril e outubro.

Segundo o responsável este cenário de pouca chuva e de “cada vez menos água para regar” já se arrasta “desde 2013”, afetando entre “50 a 70 agricultores” do Vale de Campilhas que produzem arroz, milho e pastagem para os animais.

Esta associação de regantes fornece água para rega em 6 mil hectares neste concelho e nos municípios de Odemira e Ourique, no distrito de Beja, através de várias albufeiras, como Campilhas e Monte da Rocha.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.