Voltar

Atualidade

Barrancos lançou concurso público para reabilitação do Caminho de Noudar

Atualidade

Barrancos lançou concurso público para reabilitação do Caminho de Noudar

Foto: parquenoudar.com

O Município de Barrancos lançou um concurso público para a empreitada de reabilitação do Caminho de Noudar, num investimento com um valor base de mais de 830 mil euros. Uma obra urgente para melhorar o único acesso entre a Vila de Barrancos e o Castelo de Noudar, como forma de criar melhores condições de segurança para quem utiliza o troço todos os dias, bem como para atrair mais turistas e visitantes.

O Município de Barrancos explica que este é um dos esforços centrados na atração turística e de mais visitantes à vila e ao castelo, visto que Noudar é o "principal baluarte histórico do Município, classificado como Monumento Nacional desde 1910, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento económico da região".

De acordo com a autarquia o caminho que vai ser intervencionado, é o único acesso entre a Vila de Barrancos e o Castelo de Noudar, e atualmente não reúne as condições para oferecer uma circulação segura. Este caminho, o municipal 1023-2, serve a vila e quem a visita, mas também é utilizado por quem trabalha no castelo, na Herdade da Coitadinha/Parque de Natureza de Noudar e nas herdades de exploração agropecuária existentes na área envolvente. Em 2025 foram realizadas algumas intervenções "para mitigar os problemas existentes", no entanto, diz o município que "urge uma reabilitação mais eficaz e duradoura".

Este procedimento vai permitir avançar com a tão desejada obra de reabilitação do caminho municipal 1023-2, um projeto com candidatura aprovada pelo mandato anterior, "com comparticipação financeira de 50% por parte da Direção-Geral das Autarquias Locais".

O investimento tem como valor base 836.113,64 €, (+ IVA à taxa legal em vigor) e "os trabalhos incidirão no troço compreendido entre a Ponte das Russianas e o Castelo de Noudar, num percurso de aproximadamente 9 km, contemplando o alargamento e reabilitação funcional do pavimento, melhorias ao nível da drenagem, sinalização vertical e turística e reforço das condições de segurança, assim como a dotação de zonas de estacionamento, prevendo-se um prazo de execução de 180 dias".


PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

António Zambujo lança “Oração ao Tempo” com Caetano Veloso

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.