Voltar

Bastonária da Ordem dos Enfermeiros apoia reivindicações dos especialistas em saúde materna e obstetrícia

Bastonária da Ordem dos Enfermeiros apoia reivindicações dos especialistas em saúde materna e obstetrícia


Os enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia estão unidos em movimento nacional de defesa da dignidade e segurança dos cuidados obstétricos no Sistema Nacional de Saúde (SNS), têm agora a bastonária da Ordem do seu lado e mantêm a ação de deixar de praticar estes cuidados, paralisando a prestação destes serviços nas maternidades do país, a partir do dia 3 de julho.

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Pedroso Cavaco, enviou ao ministro da Saúde, com conhecimento aos presidentes dos Conselhos de Administração dos Serviços e Estabelecimentos do SNS, um ofício a pedir a regularização da situação dos enfermeiros especialistas em causa e a afirmar que a Ordem está ao lado de todos estes profissionais, na defesa dos seus direitos, assim como atenta a quaisquer eventuais pressões ilegítimas que tenham como fim impedir que os mesmos cumpram as funções para as quais foram contratados.

Bruno Reis, enfermeiro do Hospital de Aveiro e impulsionador do movimento, frisa que o comunicado da Bastonária explica bem ao Ministério, e população, em geral as reivindicações que estão "em cima da mesa" há mais de 10 anos.

Tendo em atenção o facto, do acordo exigido por estes profissionais continuar sem estar firmado com a tutela, a ação prevista, a partir de 3 de julho mantém-se. As declarações são também, do enfermeiro Bruno Reis.

A ação começa a 3 de julho e só terminará com o acordo estabelecido, garantiu ainda, o enfermeiro Bruno Reis.

Recorde-se que na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), ao que tudo indica, existem cinco enfermeiros especialistas nas áreas em causa, numa equipa de 13 elementos e garantem que deixarão de exercer estas especialidades, caso não haja acordo, situação que, frisam, poderá deixar fragilidades, na ULSBA, relativamente aos cuidados à grávida. Por sua vez, o Conselho de Administração da ULSBA garante estar atento e a acompanhar esta matéria, afirmando contudo, que aguarda o evoluir da situação e que está disponível para encetar todas as diligências adequadas.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.