Voltar

Política

BE quer água do Pomarão apenas para abastecimento público

Política

BE quer água do Pomarão apenas para abastecimento público

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) apresentou, na Assembleia da República, um projeto de resolução onde defende que a água da zona do Pomarão, no concelho de Mértola, seja utilizada somente para consumo das populações.

O projeto, que esteve em debate no passado dia 29 de novembro, na reunião da Comissão Parlamentar de Ambiente e Energia, surge depois do anúncio de procedimento que visa “Aquisição de Serviços para Elaboração do Projeto ‘Reforço do Abastecimento de Água ao Algarve - Solução da Tomada de Água no Pomarão’”, já publicado em Diário da República e que tem o preço base de dois milhões e 100 mil euros.

As obras, inseridas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), integram um conjunto de intervenções no valor de 200 milhões de euros para garantir água na região através do plano regional de eficiência hídrica no Algarve.

De acordo com o BE, o projeto prevê a execução de uma “captação de água no rio Guadiana, na sua zona estuarina, junto à margem direita perto da povoação de Mesquita, praticamente em frente ao Pomarão e a montante da confluência do rio Chança”.

A partir desta captação será desenvolvida uma tubagem adutora que irá transportar a água captada até à albufeira da barragem de Odeleite, ou seja, “na prática, esta captação no Pomarão, concelho de Mértola, no rio Guadiana destinar-se-á a abastecer a região do Algarve”, inclusive “grandes plantações de abacate e de outras culturas com elevada necessidade de água”, alerta o BE.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.