Voltar

Cultura

Beja celebra Dia Internacional dos Museus no Museu Regional Rainha Dona Leonor

Cultura

Beja celebra Dia Internacional dos Museus no Museu Regional Rainha Dona Leonor


Hoje, dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, o Museu Rainha Dona Leonor sob a tutela da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) celebra esta data, instituído em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de “promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.”

Alinhado com o tema proposto pelo ICOM para 2021, “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, o Museu Rainha Dona Leonor oferece um programa que convida a comunidade e os visitantes a descobrirem este espaço de conhecimento e a desfrutarem do seu património.

Durante a manhã, as atividades inserem-se no plano de execução do filme “Herança Romana. Beja no ano de 121 d.C. no tempo do Imperador Adriano", da responsabilidade do professor Simão Matos e da turma 7º A da Escola Mário Beirão (Beja) e compreendem às 10.15 horas, uma comunicação sobre latim e questões da língua, por Sandra Bettencourt, coordenadora das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas 2, de Beja.

Às 11.30 horas, uma comunicação sobre a vida em Pax Julia será proferida por Susana Correia, arqueóloga da DRCAlentejo.

À tarde, pelas 16.30 horas, a conferência “O Convento/paço da Conceição e a cidade: Beja no jogo de escalas dos finais de Quatrocentos”, pelo professor doutor Hermenegildo Fernandes, historiador e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, será uma oportunidade para melhor se ficar a conhecer o monumento e a sua história.

“Através do programa apresentado, e neste dia simbólico, a DRCAlentejo pretende afirmar a relevância do Museu Rainha Dona Leonor como uma instituição essencial nas políticas de salvaguarda e valorização do património histórico e artístico da região”, refere a instituição.

As iniciativas são gratuitas, limitadas a 30 pessoas, de acordo com as normas de segurança sanitária em vigor.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.