Voltar

Cultura

Beja, Cuba, Aljustrel e Castro Verde com propostas para hoje, 21 de abril

Cultura

Beja, Cuba, Aljustrel e Castro Verde com propostas para hoje, 21 de abril

Nesta sexta-feira deixamos quatro concelhos do distrito como sugestão, nomeadamente Beja, Serpa, Aljustrel e Castro Verde, nas ideias para o seu fora de casa e onde pode apreciar, também, diversificadas propostas culturais.

Para além das propostas culturais que deixamos para esta sexta-feira, 21 de abril, convidamos a ler a notícia da Voz da Planície, aqui, onde tem a divulgação dos vários concertos a que pode assistir no âmbito das comemorações do 25 de Abril de 1974, no Alentejo.

Hoje na Biblioteca Municipal, às 21h00, é feito, no âmbito da iniciativa “Conversas com B de Beja/Dia Mundial do Livro”, o lançamento do livro do poeta Martinho Marques, "Leva-me à luz antes que o Sol se ponha", com apresentação de Jorge Silva.

A obra contém 37 poemas, “número que curiosamente, por inversão da ordem dos seus algarismos, permite obter a idade do autor que, como o número de poemas, corresponde a um número ímpar que, além disso, é também primo. Cada texto tem um título que se inicia por “Leva-me” (“Leva-me à luz”, “Leva-me à sombra”, “Leva-me à noite”, “Leva-me à terra”, “Leva-me à água”, etc.). Um deles inclui a parte que constitui o autógrafo constante da contracapa”, refere a Biblioteca de Beja na divulgação da iniciativa.

No interior do livro reproduzem-se 14 fotografias de António Cunha, que também é o autor da imagem da própria capa.

Ainda por Beja, na Festa do Cinema Italiano, a proposta de cinema para ver no Pax Julia, às 21h45, é “L'Immensitá - Por Amor”, com Penélope Cruz, Vincenzo Amato e Luana Giuliani. Conta a história de Adri, de 13 anos, que questiona a sua identidade de género. Clara, sua mãe, batalha os seus demónios em silêncio. 

Em Cuba, integrado no programa de comemorações do 25 de Abril de 1974, a Biblioteca Municipal recebe, às 20h30, a apresentação do livro “Gente Comum - Uma história da PIDE”, de Aurora Rodrigues. 

Abril é o Mês da Dança e a CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea – está a promover o Ciclo Uma/Um Bailarina/o Uma/Um Musica/o, de modo a cruzar de forma inusual duas linguagens que nos habituamos a ver unidas.

Desta vez, as/os bailarinas/os não vão coreografar nem dançar para uma música predefinida, nem as/os músicas/os vão compor nem tocar para uma performance específica. A partir do tema Atlântico – um mar de elos e ruturas, e de um universo poético comum, ambos vão criar independentemente as paisagens sonoras e os movimentos dos corpos, que apenas se juntarão nas vésperas do espetáculo.

O primeiro espetáculo Eu vou-te dizer sem palavras debaixo de água, teve lugar no passado sábado, dia 15 de abril, nas Oficinas de Formação e Animação Cultural de Aljustrel, com a bailarina Laura Ríos e o músico João Nunes.

Hoje, e amanhã, será a vez de Mariela Tolentino (bailarina) e Nuno Salvado (músico) interpretarem a performance Mar Condenado, no Centro de Artes de Aljustrel. O espetáculo desta sexta-feira é destinado às escolas e o de sábado, às 18h00, está aberto ao público em geral.

A partir de hoje é inaugurada a Feira do Livro, na Biblioteca Municipal de Castro Verde, onde, até ao dia 30, acontecem diferentes iniciativas em torno do livro, com destaque para encontros com escritores e contadores de histórias.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.