Voltar

Atualidade

Pax Julia fora do primeiro programa de apoio da Rede de Teatros Portugueses

Atualidade

Pax Julia fora do primeiro programa de apoio da Rede de Teatros Portugueses


Foram divulgados os resultados do primeiro concurso de apoio à programação dos teatros e cineteatros credenciados na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP). Dos 39 projetos financiados não consta nenhum equipamento do Baixo Alentejo. 

A Câmara Municipal de Beja submeteu uma candidatura ao programa de apoio da RTCP, porém a autarquia não viu a sua proposta aprovada.

O presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, diz que não foi validada porque “provavelmente não cumpria todos os critérios que a Direção Geral das Artes (DGArtes) entendeu serem necessários”. No entanto, refere que a programação do Pax Julia – Teatro Municipal de Beja não fica prejudicada com esta decisão.

O autarca frisa que esta era uma candidatura onde “as entidades locais tinham um forte predomínio e onde se aumentava de forma muito substancial o apoio às companhias profissionais do concelho de Beja”.

Destaca também que, “em quatro anos e meio é a primeira candidatura da Câmara de Beja” que não é aprovada, sublinhando que neste concurso a componente local tinha “a maior fatia das verbas” e que da perspetiva da comunidade local, que podiam beneficiar de um apoio mais forte, é lamentável que não tenha sido validada pela Direção-Geral das Artes.

A RTCP foi criada para combater as assimetrias regionais e para fomentar a “coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal”. No Alentejo vão ser apoiados dois projetos, em Évora e Portalegre.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.