Voltar

Sociedade

Jornadas Técnicas de Acessibilidades e evento científico dedicado ao azeite em Beja

Sociedade

Jornadas Técnicas de Acessibilidades e evento científico dedicado ao azeite em Beja

O auditório da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) recebe neste dia 30 de maio, as Jornadas Técnicas de Acessibilidades. Os alunos de doutoramento do CEBAL organizam o primeiro evento científico internacional dedicado ao sector do azeite.

No âmbito do projeto Include Rotas sem Barreiras – promoção do Turismo Acessível, as associações ESDIME e Terras Dentro, em colaboração com a EMPA e a CIMBAL, realizam as Jornadas Técnicas de Acessibilidade, no auditório da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL).

Estas jornadas, organizadas em três mini oficinas, dinamizadas pela equipa de especialistas da Estrutura de Missão para a Promoção da Acessibilidades (EMPA), têm como objetivo capacitar agentes locais com atividade empresarial turística e técnicos/as de turismo e técnicos/as e com responsabilidade na conceção, planeamento e construção de obras e equipamentos em matérias relacionadas com a acessibilidade turística.

Hoje, e amanhã, Beja é palco da 1.ª edição do evento científico internacional de agrobiotecnologia aplicada intitulado “Applied Agro-Biotecnology International Meeting”, organizado pelo grupo de alunos de doutoramento do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo (CEBAL). Esta primeira edição tem como tema central “Novas abordagens para a valorização qualitativa do sector do azeite” e decorre no auditório da Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (NERBE/AEBAL).

Este evento tem como objetivo a promoção e partilha de conhecimento científico, entre um painel de oradores especializados e os participantes, com foco nos temas “Sustentabilidade, ecologia e sanidade do Olival”, “Composição química da azeitona e do azeite” e “Valorização económica e subprodutos".

Maria do Rosário Félix (MED/Universidade de Évora), Susana Casal (REQUIMTE/LAQV/Universidade do Porto), Guillermo Rodriguez & Maria África Fernández (CSCIC e Universidade de Sevilha) e José La Cal Herrera (BIOLIZA/Universidade de Jaén) são alguns dos nomes nacionais, e internacionais, que estão presentes na cidade de Beja para a partilha do seu conhecimento no sector do azeite.

No programa consta, ainda, o jantar alusivo ao tema que terá lugar no Castelo de Beja, na noite de hoje, e uma visita técnica à Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, na tarde de amanhã. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.